sábado, 15 de maio de 2010

A "Caipira" dentro de mim...

Que a verdade seja dita: Eu faço parte do campo! Eu nasci em uma fazenda e passei meus 6 primeiros anos vivendo em sítios. Em 1974, meus pais vieram de Minas Gerais em um trem de ferro. Minha mãe conta que ficou com o barulho do trem na cabeça por 3 dias. Só tinham 3 malas de roupas e objetos pessoais e 2 crianças pequenas. Sem emprego certo, foram trabalhar como caseiros em uma fazenda de café e ganharam moradia. Eu tenho ótimas lembranças da minha infância, lembro de subir em pés de manga, lembro do silêncio durante a noite, de um balanço no tronco da árvore feito pelo meu pai, tomar leite morninho e espumante saído da vaca, dos queijos que minha mãe fazia, de ter muitos cachorros correndo no quintal...enfim, era só brincar e brincar! Depois nós viemos para a cidade, meu pai comprou um terreno e contruíu a casa onde eles vivem até hoje. Talvez pelo fato de ser muito pequena, eu não senti uma diferença significativa. Mas isso explica muita coisa...Talvez venha daí todo meu encanto pelo campo, por móveis coloniais e rústicos, o estilo "country" de decorar, etc. Gosto das coisas antigas, vintage, coisinhas com "cara de vovó". Eu nunca fui um garota convenional, gostava de música dos anos 70 e filmes em preto e branco, e "O Mágico de Oz" é meu filme preferido. Citando então a famosa "psicologia barata", eu acho que essas coisas e objetos, remetem a minha infância, me lembram essa fase especial. No campo, as experiências são diferentes, a gente cresce livre e solto, em contato diário com a natureza, insetos e animais. Vive diferente...fico sempre nostálgica quando minha família e eu vamos visitar alguns parentes que ainda moram em sítios. Sensação de dejà vu, eu acho, e muita, mas muita saudade de quando a vida era mais simples.

4 comentários:

  1. Oi Elza!
    Achei mto legal saber que temos mais outra coisa em comum, que é o amor pelo campo... hehe eu também nasci no sítio e morei lá até os 18 anos... era muito bom viver lá! Sinto falta até hoje! Só vim para a cidade pq precisava fazer faculdade, hehe, mas não vejo a hora de me mudar novamente para um chácara!!(pretendo logo comprar uma e morar lá!).

    Eu dormia nas árvores e pegava as frutas no pé! Brincava o dia inteiro com os meus cachorros... era muito bom...

    bjinho
    Simone

    ResponderExcluir
  2. Oi Flor!!

    Isso não é problema!! Tb morei alguns anos em interior, e pra falar a verdade foram os melhores anos da minha vida!! Brinquei como nenhuma criança brincaria hoje!! E até hoje amo o campo, sempre que posso dou uma passadinha por lá!!

    Bjbj.
    http://complementto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. ...que bom ser bem resolvida com o passado!!!Nunca morei em sitios, mas vim de uma cidade pequena e de família descendentes de italianos. Sempre me achei super urbana, mesmo morando no interior, mas hj dou graças a Deus por ter aprendidos valores de cidade pequena.
    Bjs,So

    ResponderExcluir
  4. Oi Elza!Fora a parte de já ter morado no interior, parecia que, quem estava escrevendo era eu! Eu amo móveis coloniais e rústicos,estilo country, coisas antigas e estilo de vida de vovó. Amo tanto tudo isso, que estou com os dias contados em Porto Alegre, onde sempre morei. Amo Porto Alegre, mas a qualidade de vida, uma vida mais simples, num local menos poluído falou mais alto e nos mudaremos em breve para o interior. Tem fotos do Recanto, em Maquiné, no meu blog. Tem muita coisa para arrumar por lá ainda, mas não vejo a hora de ir embora! Bjinho!

    ResponderExcluir