segunda-feira, 23 de março de 2015

O dia em que escrevi para o jornal...

Vou compartilhar com vocês um período muito gostoso da minha vida. Quer dizer, cada fase tem a sua importância, não é mesmo? Mas vou me referir à uma fase específica da minha juventude. No final do ano de 2000, eu estava terminando o ensino médio, estudava á noite e tinha 2 empregos durante o dia: durante a semana, eu trabalhava em uma locadora e nos finais de semana trabalhava no Zooparque (Zoológico aqui da minha cidade). Apesar de parecer tudo muito "corrido" eu adorava essa minha rotina, porque eu sempre fui muito ativa e inquieta. E ainda sobrava tempo para namorar.

Eu sempre fui muito de "fases", quando me interessava por uma coisa, só pensava ou fazia aquilo, sabe? E a minha fase naquele momento eram os filmes clássicos. Aprendi sobre cinema e filmes, era um assunto tão apaixonante pra mim naquela época, eu lia, assistia filmes, me informava, tinha caderninho para anotar tudo, já tinha internet em casa (discada e a linha ficava ocupada, alguém se lembra? Ninguém podia usar o telefone, rsrs) e eu mergulhei de cabeça nisso. Era um passatempo, uma coisa que fazia pra mim e que me fazia bem.

Então, vendo o jornal da minha cidade, tão modesto e precário, pensei: "Peraí... não tem nada sobre cinema nesse jornal?".Vi que eu poderia fazer isso, pois mesmo sem formação profissional, eu tinha o mais importante, motivação!
E foi acompanhada de muita motivação e auto confiança, que eu liguei na redação no dia seguinte, marquei uma reunião com o dono do jornal, saí mais cedo de casa antes de ir para a escola, com mochila nas costas e lá fui eu me sentar na sala dele e propor a minha ideia.

E daí que, mesmo ele sendo um senhor de idade, e eu, em contrapartida, com meus 20 aninhos, nos entendemos muito bem, pois conhecíamos e gostávamos dos mesmos filmes. Entramos em uma conversa descontraída sobre Juventude Transviada, Amor Sublime Amor, E O Vento Levou, Gata em Teto de Zinco Quente, etc.

A conversa rendeu tanto, que ele acabou me dando sim uma coluna semanal chamada 'Cinema & Vídeo" para falar sobre filmes. Eu seria "colaboradora", portanto não remunerada. Mas eu não me importei com isso, pois estava fazendo algo que me dava prazer pessoal, e quer saber, já naquela época eu sabia que nem tudo se trata de dinheiro nessa vida.

Não, eu não era "entendida" sobre o assunto, nem jornalista ou crítica de cinema, mas eu escrevia de coração, pois quando a gente coloca coração em tudo o que faz, uma coisa incrível acontece: tudo dá certo no final 

Gente, eu saí de lá e fui para a escola com uma felicidade tão grande, o meu sorriso mal cabia no meu rosto. Me sentia orgulhosa, feliz com o meu feito e claro, por ter conseguido. Eu assistia os filmes durante a semana, escrevia, escolhia uma foto e levava em um disquete na Sexta-feira e saía no jornal de Sábado. Foi tão legal!!!

A coluna durou um pouco mais de 2 anos, fiz parcerias com locadoras para assistir os lançamentos antes de irem para as prateleiras, conheci apaixonados por filmes como eu, podia escrever, me expressar e ser lida, sobre uma coisa que era apaixonada, enfim, coisas boas aconteceram, exterior e interiormente!

Guardo tudo com carinho em uma pasta e toda vez que olho para ela, me passa esse filminho na cabeça, do dia em que eu idealizei e realizei um projeto, uma coisa que nasceu de mim, me sinto bem, abro um sorriso instantaneamente. Isso teve uma proporção enorme sobre mim, de uma maneira muito positiva 

E se não bastasse escrever esse "livro", tem fotinhos... claro!

Meu nominho ali 

Billy Elliot 


Disquete 

Uma ótima semana para todos
Bjs

20 comentários:

  1. Ai que legal Elza! Adorei a história.
    Minha vida tbm é muito assim de fases, e com certeza nesta fase dos meus vinte anos, tbm ia ser um sonho pra mim este trabalho com cinema no jornal. Muito legal mesmo. Parabéns pela iniciativa e determinação!
    Ahh, e que nostalgia esse tempo de internet discada heim rsrs, me lembro bem desta época tbm. Bons velhos tempos...
    Bjos ^_^

    ResponderExcluir
  2. Que legal Elza, parabéns :)
    Meu pai quando eu e meus dois irmãos eramos crianças, tb trabalhava em dois empregos. Durante o dia na oficina mecânica com meu avô e de noite passava filme no cinema local (que infelizmente foi fechado). È muito importante valorizar memórias que fazem parte da nossahistória.

    ResponderExcluir
  3. Elza me emocionei com seu post, me identifiquei com você no quesito entusiasmo e fases da vida, creio que muitas pessoas são assim, o diferencial que você possui e que por sinal é raríssimo é a capacidade de dar o primeiro passo para que as coisas definitivamente aconteçam, parabéns você é uma pessoa especial e que deve se orgulhar das coisas que faz. bjs

    http://meunovolarsil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Elza,

    Amei sua experiência com certeza é uma recordação que deve ser guardada com carinho.

    Bjus, boa semana

    ResponderExcluir
  5. Que legal Elza!
    Como deve ser bom ter uma história assim para contar! E muita coisa para relembrar!
    E o disquete? Hahahaha..... muita gnt nem sabe para que serve!

    Bjus.

    ResponderExcluir
  6. Que bacana Elza! São essas coisas que nos motivam nessa vida.
    Eu também já trabalhei sem ser remunerada, mas o prazer de fazer o que eu gostava já me recompensava.
    Parabéns pela determinação!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Elza,
    É algo para se orgulhar e muito!!! Por que vc não cria um post semana sobre filmes aqui no blog? Seria uma sequência da sua coluna no jornal.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, vc demonstrou muita iniciativa ainda tão jovem. Só discordo da não remuneração, com certeza muitos leitores
    apreciaram seus textos, compraram o jornal, divulgaram a marca dando lucro ao proprietário. No meu entender,
    ele foi egoísta, teve um bom trabalho de graça. Valorize seus dons!
    Abraços e o cabelo está lindo, só estranhei um pouquinho :)

    ResponderExcluir
  9. Que legal, Elza! Sei bem do que estás falando, também sou de fases aliás, acho que todos somos. Também tive minha fase de cinema, eu ia muito a cinema, madrugava para assistir ao Oscar e assinava a revista Set, não sei se é do teu tempo (isso faz muuuito tempo!). Juntei tantas revistas, mas tantas que não tinha mais onde guardá-las e como tudo são fases, um dia me desfiz delas. Me arrependo de não ter dado para alguém apaixonado por cinema. Adorei teu relato sobre a tua alegria depois de da conversa com o dono do jornal. Tem coisas que a gente quer muito fazer e quando consegue... que vitória pessoal! Parabéns pela tua fase colunista! Tens que ter muito orgulho mesmo! Bjinho e boa semana!

    ResponderExcluir
  10. Há muito tempo não via um disquete! Hahaha! Que legal a coluna! Imagino vc adolescente, gente eu ia ter me achado! Muito legal!
    Beijo e boa semana!

    querendoserblogueira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Adorei suas memórias! Que legal ter tudo guardadinho para mostrar para os filhos quando puderem entender a importância desse momento na sua vida. Parabéns menina inquieta! Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Elza,
    Você terá histórias para os netos...
    Bem legal!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Elza que lindo saber disso aqui, eu estou precisando tanto de motivação, ler sua história deu bo maior gás, achei linda e concordo com VC nem tudo na vida é dinheiro, satisfação pessoal não tem preço, por isso hj não estou trabalhando.
    Eu imagino seu sorriso ao ver esta pasta, deve ser muito gratificante, fico muito feliz de saber mais este detalhe sobre VC, do aumentou mais ainda minha admiração.

    beijocas

    ResponderExcluir
  14. Que lindo! Trabalhar em jornal é ótimo. Sabe, meu primeiro emprego também foi num jornal, eu escrevia uma coluna para o mesmo jornal onde minha mãe trabalhava. Sempre esperaram que eu me tornasse jornalista como a minha mãe, mas eu escolhi ser professora.

    ResponderExcluir
  15. Que bacana e iniciativa linda da sua parte.
    E todo um romantismo do seu jeito de ser.
    Gostei muito mesmo, e achei bem bacana você pôr essa tag no blog.
    que tal?
    Que lembranças linda!
    mil beijos, você está certa é ter momentos só seu.
    Mesmo na correria que eu optei estou te "vendo" sempre.
    Porque te adoro de montão!
    mil beijos!

    ResponderExcluir
  16. Que emocionante, Elza! Parabéns :)

    ResponderExcluir
  17. Oiii


    nossa que lindooooo
    vc ta muito chique mesmo1!!

    bjinho
    www.enquanto-isso.com

    ResponderExcluir
  18. Olá Elzinha?!!!
    Que legal isso!!! Nossa, incrível mesmo e muito bom falar daquilo que dominamos e gostamos!! Parabéns por essa fase!!
    Adorei saber disso!!!
    Mil beijos
    Cris

    ResponderExcluir