quinta-feira, 22 de maio de 2014

Sobre Terapia...

Terapia é uma coisa engraçada. Primeiro você vai sem saber o que te espera e até tem aquele momento de descrença e pensa que "não vai dar em nada", mas mesmo assim você vai, afinal, você precisa fazer tudo o que for te ajudar nesse momento, certo?

Aí você percebe o quanto tinha à dizer, só não sabe o por que não dizia tudo isso antes. O peso das palavras que a gente não diz, mas carrega dentro de si é gritante. Diz a lenda que mulher fala bastante. E graças a Deus que a gente fala, imagina se a gente guardasse tudo dentro da gente?
Isso acontece porque nós temos o elemento sensibilidade muito aflorado. É como um super poder, a gente sente mais as coisas, vive as emoções, passa pelas sensações com mais intensidade, ri e chora no mesmo minuto. É uma loucura ser mulher, ninguém é tão intensa e doce e forte ao mesmo tempo como nós. Somos, portanto, fascinantes.

Na terapia tem aquele momento que parece que a gente sai do nosso corpo e se olha por outro ângulo. Nessa semana, num desses momentos que eu falava, e falava e falava, ascendeu uma luzinha na minha cabeça em tom de alerta: "quanto mimimi da minha parte", e só então a gente percebe que pessoa estranha é essa que a gente se torna sem perceber. Foi uma crítica minha, para mim mesma!

O "Mimimi" que me refiro faz parte do pacote de ser mulher, é como um direito já adquirido, assim como temos nossos momentos frágeis e vulneráveis, temos nossos momentos de bravura. Terapia é um momento de bravura pra mim pois implica em um "passeio" dentro de mim, tanto na parte bonita, florida e ensolarada, quanto na cinzenta e fria parte feia.

Nunca mais tive dores no estômago depois da terapia, tudo, absolutamente tudo está sendo dito e digerido! Falar com Deus também tem me ajudado muito, afinal ele sempre, sempre tem tempo para me escutar e eu nem preciso marcar hora para isso 

A terapeuta me deu um conselho precioso esta semana. Ela me disse: "Que tal começar a fazer mais as coisas que você quer fazer?" Assim, sem complicar, sem ligar para os outros, seguindo a vontade do seu coração! Parece simples, né?
E pensando nessas palavras, ontem me deu vontade de mudar o visual e pintei meu cabelo de preto. Não sou fã de cabelo preto em mim, pois me sinto "branquela". Mas surpreendentemente, me senti bonita. Marido a
também gostou!

Mas não ligue pra mim ou me leve á sério, pode ser que semana que vem eu decida ficar loira ou ruiva, ou que corte eu mesma a minha franja na pia do banheiro. Vai saber... Estou aflorando o meu lado "espontâneo" e nada controlado, só para variar um pouco. Se não der certo, a gente tenta de novo! Já te falei que eu sou uma otimista incurável? 


Bjs

36 comentários:

  1. Ja te disse que esta linda? Simplesmente tenho a convicção de que as vezes a gente complica um pouco, sem querer fazemos tempestade num copo d"agua... Tenho procurado viver do jeito que gosto, fazer o que estou afim... e sempre fazendo aquelas viagens no interior do meu ser, depois que as crianças dormem. Ao acordar sempre sei o que planejo para o meu dia, para aquela semana. Me tem feito muito bem. Simplicidade, humildade e fazer caridade, um gesto, um sorriso, um abraço, uma palavra bonita de você para alguém vai te fazer bem. beijos, essa terapia da caridade de ações me faz bem todos os dias. Lembra do que eu falo em alguns post de que sempre lembro de alguém? Pois é... bom final de semana para sua família linda!! =**

    ResponderExcluir
  2. Vejo sempre seu blog e tenho vergonha de comentar, mas hoje não resisti.... você está linda!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, não tenha vergonha não! Seja espontâneo e converse comigo, vai?! rsrs
      Se quiser, tem o meu e-mail lá em cima na página ;)
      bjs

      Excluir
  3. Elza,

    Que delicia esse lado espontaneo. Isso faz bem a todas nós. As vezes pensamos demais pra realizar alguma coisa e acabamos não fazendo . Legal adorei sua espontaneidade ao pintar o cabelo.rsrsrs

    Bjus,Joice

    ResponderExcluir
  4. Ahh Elza quantas palavras certas vc escreveu....parabens a vc por ter a atitude de buscar tratamento para estar cada dia melhor!
    Torcendo por vc....e a cor do cabelo ficou ótima!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  5. Tá linda!!! Viva a liberdade de ser espontânea!!! :-)

    Mas vou te contar um segredo: homens também podem ser bem falantes. E sensíveis. E mimizentos. O legal da terapia é fazer aflorar o que é apenas humano. Independente do gênero. :-) Todos precisamos ser ouvidos, compreendidos, liberar pensamentos e tensões. Tão bom quando a gente consegue!

    Beijo e boas falações e descobertas!

    (Tá com a pele linda, olhos lindos, cabelo lindo e adorei o batom! ;-) )

    ResponderExcluir
  6. Elza amei sei post, perfeito e amei o conselho da sua terapeuta.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Elza, que transmimento de pensação. Enviei o link do post de hoje para a Tássia e quando vi você tinha acabado de comentar lá no blog. Adorei a postagem, ando num momento de querer testar algumas possibilidades, de me questionar, e é muito difícil. Você é muito corajosa! Boa sorte nessa caminhada. Bjo

    ResponderExcluir
  8. Que texto lindo.... sabe minha mãe fez terapia muito tempo e hoje ela esta bem. Meu irmão faz a 7 anos e isso ajuda bastante, ele tem transtorno bipolar e minha mãe tem síndrome do pânico. Eu sei exatamente como faz bem uma terapia para a melhora, acho que todos nós devíamos fazer, eu queria!

    Pensei em mandar um email contando a historia da minha família mas fiquei com vergonha. Se você se interessar eu te passo um email é só me avisar. Um abraço bem apertadinho e cheio de carinho para vc!

    ResponderExcluir
  9. Que bom Elza.... fico feliz por vc!

    E temos que ser assim mesmo, não nos importarmos tanto com a opinião alheia.

    Sabe, eu sou cobrada por várias pessoas por ser casada a nove anos e não ter filhos.... Mas essa é nossa opção, minha e do marido. Não é uma coisa para sempre, só que por enquanto está bem assim. Tirando meus pais, todo mundo fala a mesma coisa. Já me chateei bastante com isso. Agora nem ligo mais.
    Nunca vamos conseguir agradar todo mundo né, e no final acabamos sobrecarregadas com as opiniões alheias.

    Vc é muito bonita, o cabelo escuro só te embelezou mais!

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Ai, Elza,

    Como é verdadeira a frase em que você diz; "O peso das palavras que a gente não diz, mas carrega dentro de si é gritante." Eu me sinto um pouco assim, pois levo uma vida muito pra mim mesma e isso de vez em quando se acumula tanto dentro da gente que a gente se sente pesada demais... Gostaria de poder dividir um pouco mais o que vivo com uma pessoa distante da minha vida, pois acho que a minha família não suportaria as dividir comigo. Você pode até pensar: "Meu Deus! Que família é essa que você arranjou pra si mesmo que não suporta carregar o seu peso com você?", ou em outras palavras, compartilhar minhas dores... Pois é, apesar de amar muito a família que tenho, não tenho o privilégio de ter gente que divida comigo o peso do meu dia-a-dia... as escolhas que a gente faz sem pensar, às vezes nos leva a esse tipo de vida! Mas, eu não me acomodo! Outra coisa, tenho um espírito tão decidido pela alegria que nada me abala por muito tempo. É isso que me salva de toda a dor. Eu decidi ser feliz e nada pode estragar esse meu plano de vida! Deus é meu companheiro em tudo e sempre está na minha mente, no meu coração. Acredito que é Ele que me ajuda a segurar a barra quando pesa demais! O mundo dos blogs também me ajuda a fugir um pouco dos pesos do meu dia-a-dia, de aliviar minha carga. Vejo tanta coisa bonita aqui. Muitas vezes, nem interajo com as pessoas, mas me delicio com as histórias de vida, com as belas imagens, também choro um pouco com pessoas que estão passando por suas dificuldades. É muito bom poder estar com pessoas como você, mesmo que você não saiba (rsrsrsr).
    Talvez isso seja um tipo de fuga, mas quando chego em casa, volto a ser eu mesma mais leve e isso é bom demais!

    Beijo grande, querida! Que Deus te abençoe sempre!

    Drica.

    ResponderExcluir
  11. Elza, uma das melhores coisas que fiz na minha vida foi iniciar uma terapia há algum tempo atrás. Estou quase no ponto de fazer outra vez pois é uma forma de colocarmos para fora todos os nossos fantasmas. sucesso na sua!
    Grande abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  12. Ficou linda!!! Terapia funciona amiga e realmente a gente parece a boneca Emília após tomar a pílula falante rsrs... Bjs

    ResponderExcluir
  13. Quantas palavras sinceras! Realmente, olhar por outro ângulo é fundamental. E descobrimos coisas que antes não enxergávamos. Bom ver que você está se recuperando. O cabelo está lindo, você está linda! Beijão

    ResponderExcluir
  14. Oi Elza, tem um tempo que acompanho seu blog e hoje deu vontade de comentar, acho seu espaço uma graça delicado e feminino, gosto bastante da forma com que você divide o seu mundo sem se expor, que bom que a terapia esta te trazendo libertação.
    Antes que me esqueça seu novo visual me lembrou a branca de neve.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  15. Amada, amadinha, amadona...
    Sabe que lendo você falar da terapia assim, me deu uma imensa vontade de me conhecer bem melhor!? Sou falante também mas preciso perceber o porquê em mim de tanta insegurança, ansiedade, indecisão. uma vontade de fazer e não ir, uma querer que não acontece sabe?
    Achei que você tem me imprimido essa ideia!!
    Talvez eu tente, em algum momento!
    Essa foto ficou maravilhosa, o cabelo lindo demais e o batom, puro charme e ousadia!
    Uma bela sexta amore!
    Muitos beijos e um abraço apertado pelo dia do abraço!
    Cris

    ResponderExcluir
  16. oi Elzinha,

    perfeito,
    eu estou num momento de saturação máxima,
    toda a minha tolerância e a minha paciência foram usadas até o reservatório extra,'
    então chegou a hora de mudar,
    de revirar a vida de tomar coragem e inovar...
    estou me preparando...
    depois te conto!!!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Elza eu te acho simplesmente linda... Essa foto ficou perfeita, seu cabelo, seu batom...você é linda.
    Amiga, amei seu post, entrei de cabeça nele, e depois de ler ser relato terapêutico rsrsrs, me deu até um certa vontade de fazer terapia. Preciso fazer terapia, de verdade.Estou meio perdidinha aqui rsrsrsrsrs(totalmente perdida dentro de mim ). Lí no seu relato sobre a loucura de ser mulher, realmente dentro de nos mulheres é uma loucura, nosso super poder sensitivo, emocional isso tudo me deixa confusa e ao mesmo tempo feliz ( confuso isso né?). Pois eu sou falante de natureza (somos), porém não consigo colocar para fora tudo o que meu coração sente, na verdade o que eu sinto. Me cobro muito, para ser mais espontânea, mais corajosa, mais não dá. Não consigo.
    Fique muito feliz em te ver assim, espontânea. Eu te admiro muito.
    (Desculpe pelo meu comentário mimimi)

    Beijocas

    ResponderExcluir
  18. Oi Elza!

    Ficou linda!!! Que bom saber que você esta melhor!

    Bjus

    ResponderExcluir
  19. Você é tão linda.... independente da cor de cabelo... e eu fiquei imaginando vc ruiva rs

    Li a postagem que fez anteriormente, e só posso dizer que vc não esta sozinha, todos nós temos esse momento de desencontro de nós mesmos (passei por isso no fim do ano, com a mudança de emprego)

    A gente pensa tanta coisa né Elza, a gente vive tanta coisa, e as vezes a gente se perde. Mas pode ter certeza que Deus tá no comando... e as coisas voltam pro lugar quando vc menos espera.

    Quanto a terapia, quero ter a oportunidade de fazer, e apesar de nunca ter feito, sinto essa necessidade, acho que me faria bem...

    Um beijo enorme pra vc.... felicidade é o que desejo pra vc e sua família.

    ResponderExcluir
  20. Olha Elzinha....eu bem sei como é bom uma terapia e que ela é para os fortes...hehehehe. Eu tive que parar mas não vejo a hora de voltar então tens uma companheira que também está vivendo essa fase e que em breve deve fazer mais algumas mudanças na sua vida em decorrência dessas descobertas internas!!!

    ResponderExcluir
  21. Ai que linda!
    Lindas palavras, e linda você Elza!
    Você cativa as pessoas, realmente passa uma energia maravilhosa e adoro vir aqui e te acompanhar no instagram....rs
    Adoro suas fotos!
    E tenho certeza que você ainda vai flutuar mais nessa fase que te libertará de todas as coisinhas que a gente acaba carregando e vira uma carga, e tudo sempre é um novo e um recomeço e renovando a gente vai vivendo a vida ! ;)

    super bj e obrigada pela visita no meu blog :))))

    bjs

    Dri :D

    ResponderExcluir
  22. primeiro parabens pela abertura de anonimato, é isso mesmo meu lema de tantos anos de análise é
    ¨NÃO ME LEVO TÃO A SÉRIO ¨... faço análise já alguns anos mais precisamente a 12 anos é de verdade não tenho mais
    o que achar dos outro com os meus desejos e atitudes, sinto cada vez mais sem controle das coisas que não posso resolver e não sofro por ansiedade... nós só temos que não de repente estarmos com papo cabeça...ai amiga todos fugiram e nós ficaremos nós sentido um ET. rsrsrsrsr
    mais ficou fofa demais sou fã de cabelinhos curtos e cores sou suspeita pois por aqui já alguns anos só 06 meses loura 06 meses morena...então amiga VIVA E DEIXE VIVER.
    beijocas,sejamos gentil
    belo fim de semana

    ResponderExcluir
  23. Oi, Elza! Amei o post. Também fiz terapia durante um tempo, mas pra mim era tão doído, que acabei abandonando, e estou sentindo os reflexos agora. Se me perguntar se voltei a fazer, minha resposta é NÃO! rsrs. Mas um dia tomo coragem e retorno. E sinto que esse dia tem que ser logo. Admiro sua coragem, pois é muito difícil remexer algumas emoções. Beijos e siga em frente. E você está linda, como sempre!

    ResponderExcluir
  24. UÉ MEU COMENTÁRIO NAO FOI? ANA GEYSA

    ResponderExcluir
  25. Saudade de vc, minha viagem pra minha mae foi um fracasso durou 4 dias terríveis. Voltei mais forte embora o terremoto. Vc está linda como sempre e as luzinhas que ascendem na terapia só vão aumentanto, aumentando ... a gente chuta pra frente uma vez vai pro gol ... tentei te liguei muitas vezes não consegui, me dá noticias to com mta saudade, ANA GEYSA

    ResponderExcluir
  26. Oi Elza,

    terapia é muito bom, e você descreveu lindamente quando disse: "fazer um passeio dentro de mim." Já fiz terapia por quase vinte anos numa clínica famosa em BH, ela me ajudou bastante a ver a vida de outra maneira. Também gostei do seu cabelo, ficou lindo, se bem que quando se tem um belo rosto como o seu, qualquer cor de cabelo fica bem.

    Bejim e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  27. Olá

    Tenho acompanhado o seu blog, entendo seus anseios, porque todas nós mulheres já se sentiram assim um dia, pois temos que conciliar muitos papéis no dia a dia, mas desejo a você toda leveza e felicidade das pequenas coisas da vida, e que seus dias sejam ensolardos e cheios de alegria e paz, e que cada dia que passe sinta-se ainda melhor e realizada fazendo as coisas que gosta, beijos fica com DEUS . Patrícia

    ResponderExcluir
  28. Vc fica linda com qualquer cor de cabelo, que bom que esteja melhor, desabafar faz um bem incrível.

    Bjks!

    ResponderExcluir
  29. Elza querida, vc ta linda, não somente pela cor no cabelo, mas pq qdo falamos, colocamos pra fora as poeirinhas,e qdo elas saem a cor entra em nós..., em algum momento eu tb ja fiz terapia, e me fez um bem enorme, saber que posso ser eu!rsrs bjos querida e muitas bençãos pra vc!

    ResponderExcluir
  30. Continua bonita!!! Otimista também sou! Até demais. Que bom, você se encontrou, como já havia dito achou sua menina. Fazer o que dar vontade e não fazer também. Não ligar para o que vão dizer de sua atitude, fica tudo mais leve. Bjs

    ResponderExcluir
  31. Continua linda! Cabelos pretos, loiros, ruivos, curtos, com franja "by: piah di banherown" tudo ficaria perfeito, pois o que te engrandece e te diferencia é realmente a sua essência, que detalhe: Eu amo e muito! <3

    ResponderExcluir
  32. Que lindoooo o que escreveu !!!! É para refletir.... e muitooo !
    Também queria que minha ansiedade e tensao muscular facial passasse.... rs
    Bjosss ta lindaaa
    Laura

    ResponderExcluir
  33. Oi Amiga Querida como vc está linda !!!!!! Isso mesmo fazer coisas que nos fazem felizes, você vai perceber que não será dificil. Estou orando por ti. Uma semana de vitória... com carinho de sempre...Rê.

    ResponderExcluir
  34. Que lindo Elzinha...fazia dias que não vinha por aqui...pois o que vc. disse referente a Terapia é isso mesmo e vc. conseguiu traduzir perfeitamente o que se passa em uma terapia, onde eu morri de medo de ir e achava que ia chegar lá e ficar olhando na cara da terapeuta e não saber o que dizer....
    Pois bem o dia que aconteceu comigo e tive que procurar ajuda fui temerosa...uauu mais sai já primeira sessão bem animada e querendo voltar logo o Bicho-Papão não era mais Bicho Papão...e assim eu sigo VIVENDO UM DIA DE CADA VEZ

    ResponderExcluir
  35. Faz tanto tempo que naõ venho aqui , a vida sempre taõ corrida né ? e a gente acaba deixando de lado certos prazeres é muito bom estar aqui no seu cantinho vc tem um jeito taõ especial de se expressar e o texto pode ser enorme que nao cansa é muito bom de ler ...Elzinha li tambem sobre o face menina sei bem o q vc quis dizer , eu tambem por vezes pensei em desativar o meu , nossa como prende a gente e mesmo sem quere quando percebo já faz horas que estou lá olhando olhando , quantas coisas boas podia estar fazendo nestas horas ... mas estou me distanciando aos pouquinhos ...adoro suas fotos estaõ cada vez melhores , gostei muito deste post hoje fiz algo que queria a muito tempo , coloquei um piercing no nariz , uma pedrinha de brilhante rosa , adorei !!! agora estou criando coragem pra fazer uma tatuagem pequenina no ombro uma borboleta , mas isso já naõ tenho tanta certeza se faço ou naõ ...aaaahhh vc fica linda de qualquer jeito , morena ruiva ou loira sua pele é linda combina com tudo !!!!! muitos muitos beijinhosss boa noite pra ti ...

    ResponderExcluir