domingo, 8 de agosto de 2010

Baixinho e invocado...assim é meu pai!


Eu já contei aqui um pouquinho da história dos meus pais, mas hoje gostaria de dizer o quanto meu pai é importante na minha vida. Meu pai é um homem simples, pois vem de uma origem pobre. Na juventude trabalhou em colheitas de café e conheceu minha mãe aos 16 anos e estão juntos desde então. Minha mãe conta que meu pai era um homem difícil, bravo e de mente fechada. Típico mineiro! Mas completamente generoso ao seu próximo, daqueles que deixava de comer para dar aos outros.
Não que fosse culpa dele ser rígido, assim foi sua criação, assim era no seu tempo!
Por ter trabalhado desde pequeno, meu pai pouco freqüentou a escola, ele sabe ler o básico, sabe escrever seu nome, números de telefone e se vira bem, mas não foi alfabetizado. Mas ele é fera em trabalhos elétricos e manuais, além de ser super criativo. Houve uma época que ele até inventava coisas com ferro velho. Um barato!
Cresceu fumando cigarro de palha, passava horas concentrado, separando as palhas e as enrolando no fumo. Tradição passada de pai para filho (pode?) Quando recebeu um alerta do médico, determinado, nunca mais colocou um cigarro na boca!
Meu ainda era do tempo que os filhos só podiam namorar ao completarem 18 anos e ele pouco nos deixava sair de casa. Coisa que eu não entendia quando era adolescente, mas que hoje, sendo mãe, eu compreendo. E agradeço, pois assim aprendi a viver com regras, aprendi a viver em sociedade e respeitar o espaço dos outros e conseqüentemente, a me respeitar. Pois ao contrário do que muitos pensam, um mundo sem regras, não é nenhum pouco divertido.
Herdando essa criatividade dele, para fugir das proibições, eu mentia! Inventava as histórias mais mirabolantes para sair um pouco de casa, e ele com boa intenção, sempre acreditava em mim. Eu nunca deixei de ir aos lugares que queria ir. Felizmente depois, ele viu que eu estava crescendo e ficou mais flexível.
Com o passar dos anos vi meu pai mudar, talvez tenha sido a cidade grande que o amoleceu!
Trabalhou por 15 anos cuidando de cachorros no Centro de Zoonoses e em tempos em tempos, trazia um cachorro abandonado para casa, enlouquecendo a minha mãe.
Ele ainda tem, o que eu chamo carinhosamente de "crises de ignorância", grita, esbraveja por coisas banais, mas ainda bem que esses momentos hoje são poucos. É a síndrome do "baixinho e invocado"!
Meu pai é o melhor avô do mundo e o homem de mais caráter que eu conheço.
Meu pai é desses que se sente útil e feliz, quando alguém precisa dele!
Meu pai nunca disse não aos seus 4 filhos, quando se trata de nos ajudar, seja financeiramente ou de qualquer outra forma, e eu sendo a caçula, sempre me senti mais protegida, ás vezes mimada!
Não sei que tipo de mulher eu seria se meu pai não tivesse sido assim, as coisas sempre tem uma razão de ser. Muitas vezes sentia falta de uma conversa mais franca, mas nunca senti falta de amor! E o respeito pela história dele e agradeço á Deus todos os dias pelo pai que ele escolheu me dar. Homem humilde, de bom coração, bravo sim, mas que me ama do jeitinho que eu sou.
Eu tenho muitas características herdados do meu pai, nariz, cor de pele, mas o que mais puxei á ele e me dá muito orgulho, foi a personalidade forte!
Feliz Dia dos Pais.

11 comentários:

  1. Oi querida. Que bom que você tem o seu pai pertinho de você. O meu também era muito especial, carinhoso, mas partiu repentinamente à 7 anos deixando muita dor e saudade. Até hoje sofro muito e não acostumo com sua falta, mas Deus sabe o que faz e o agadeço muito por ter permitido que meu pai conhecesse meu filho, seu único neto. È isso querida, curta muito o seu papai. Àh, temos algo em comum, pois também sou a caçula e muitooo mimada. Beijo!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Elza, essa coisa de selinho é divertida mas às vezes dá problema mesmo, vejo isso nos outros blogs, mas enfim, o que vale é o carinho, né?! :)
    Gente, feliz dia dos pais para o seu pai!Fiquei tão felzi com a parte que ele volta e meia levava algum cachorrinho abandonado pra casa, o clima nas zoonoses são tão tensos, pra trabalhar lá é preciso muita força e coragem, e que bom que seu pai mudou o destinos de alguns cachorrinhos :) parabéns pra ele e apara vocÊ também, por ter um pai maravilhoso.

    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  3. Gusta, obrigada pelas palavras de carinho. Sinto muito quando alguém já não tem mais o pai ou a mãe por perto, talvez seja um carência que jamais será preenchida. Só quem passa por isso, sabe o tamanho da dor que sente! Mas seu pai está olhando por você, sua família e seu neto e certamente está feliz!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Camila, fiquei muito feliz com suas palavras e mais ainda pela sua compreensão a respeito dos selinhos :)
    Pois é meu pai trabalhou no zoonoses mesmo depois de aposentado, só saiu porque foi obrigado, e ele é maravilhoso mesmo com todos os defeitos dele. rsrsrs
    Bjs e um ótimo domingo pra vc.

    ResponderExcluir
  5. Prazer em conhecer seu pai!!!!
    Mineirinhos são pessoas muito bondosas apesar de todos nos acharem matutos!!!!!
    Pai é milagre de Deus!!!!!!
    O meu é maravilhoso tbém!
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Parabéns para o seu pai e para o seu marido neste dia especial.
    Obrigada pelas dicas, eu sigo o apartamento alugado, mas ainda não consegui ver o blog inteiro, então não sabia que era uma das apresentadoras. A Flávia Ferrari do decoracasas.com.br também é apresentadora da grade BEM SIMPLES, mas do Faça em Casa, você conheçe? Bom final de semana para você também.Bjs

    ResponderExcluir
  7. Ola Elza!
    Parabens (atrasado!!) para o seu pai e para o seu marido!
    Pai é uma coisa especial né?! O meu tb é meu heroi!!!

    Beijos e boa semana pra vc!

    Juliana

    ResponderExcluir
  8. Francys, então você também é mineira é? não é á toá que nossa identificação foi tamanha :)

    Fabiana, ainda não conheço o blog da Flávia, mas vou dar uma passadinha lá daqui a pouco!Obrigada

    Allison, baixinhos e invocados tem mais personalidade, ahahaha

    Juliana, obrigada pelos "parabéns", e aí muitas fotinhos da sua viagem?

    Bjs gente e uma boa segunda-feira!!!

    ResponderExcluir
  9. Nossa Elza q papai lindo q vc descreveu. Fiquei imaginando como ele é pelas características q vc colocou. Aproveite a cia dele . Que Deus abençoe muito , muito a sua linda família.

    ResponderExcluir
  10. Que legal! Muito bonito o que escreveste sobre teu pai!Fiquei imaginando como ele conseguiu trabalhar por tanto tempo no CCZ, deve ter presenciado cenas horríveis! Tenho 30 cães e 16 gatos, todos recolhidos na rua. Teu pai deve ser um grande homem, realmente! Bjinho!

    ResponderExcluir