quarta-feira, 21 de julho de 2010

Top Chef...

Sou só eu ou todo mundo sente um desejo incontrolável de sair cozinhando após assistir um programa de culinária?


10:30 da noite e eu assistindo ao melhor Reality Show que poderia existir : Top Chef. Não é uma boa idéia assistir um programa sobre comida á essa hora da noite. Tudo parece tão saboroso e os pratos são cheios de ingredientes não convencionais. Falo sério quando digo que, assim que o programa acaba, sinto vontade de sair correndo e cozinhar qualquer coisa! Não sou "top chef", mas cozinho consideravelmente bem, acredito na simplicidade e cozinho com o coração!

O episódio de ontem foi especial, pois a convidada era a atriz Zooey Deschanel, que realmente dificultou o desafio para os renomados chefs. Zooey é vegetariana, então os chefs deveriam preparar um almoço sem carne, peixe, ovos, manteiga ou leite. Ela também é Vegana, portanto, nada que venha de nenhum animal! Para piorar ela tem intolerância á glúten, nada de massas, trigo ou soja. Ufa! Fiquei me perguntando, o que essa mulher come?
O mais legal foi ver Zooey e toda sua graciosidade, super empolgada com cada prato que chegava á sua frente! Dava pra ver os olhinhos dela brilharem. Penso que jamais poderia ser vegetariana, pois eu gosto muito de carne! Não se engane, sou muito controlada na alimentação, não sou de comer fora de hora, como frutas, adoro vegetais e não sou fã de junk food. Eu aprecio mesmo é o prazer de saborear a comida, usar ingredientes frescos, preparar os pratos e seus mais variados sabores. Mas é tudo simples, nada chique por aqui. Sabe aquela comida da mamãe que te remete à infância? Isso sim é comer bem! Não é quantidade, e sim qualidade.

Momento você sabia:
Você sabe a diferença entre vegetariano e vegano? Os vegetarianos optam por não comer carne animal, baseados na saúde e nos benefícios que eles acreditam que uma vida sem carne animal pode proporcionar. Eles optam por uma dieta baseada somente em vegetais.

E ser vegano, não é apenas uma dieta e sim uma filosofia de vida, pois é um ato de protesto a indústria alimentícia que sacrifica animais. Eles não pescam ou caçam e não compactuam com nada que use vida animal. Até mesmo não tomam medicamentos que são testados em animais, procurando formas alternativas como a homeopatia, por exemplo.
Resumindo, um vegetariano pode não comer carne, mas pode usar um sapato de couro de cobra, já o vegano não!

6 comentários:

  1. Oi Elza!

    Obrigada pelo seu post! Realmente nao é facil deixar tudo para viver em outro pais, mas como vc disse, a gente acostuma...Ja estou ha 3 anos nessa...
    Mudando de assunto, amei o seu post! Super interessante, pq nao sabia que vegano era uma filosofia! Achei que eram um vegetariano mais radical :)

    Beijos!!!

    Juliana do Miscelania

    PS - eu tb amo comer!!! Jamais consiguiria ser vegana, mesmo sendo contra testes em animais e tal...

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhh eu amoooo esse programa! Assisti so os ultimos blocos ontem, costumo assitir aos sabados! Nao tava entendendo porque eles estavam usando a palavra vegano! Agora vc me esclareceu!!!rs
    Eu infelizmente nao sei cozinhar, q vergonhaa, mas com esse programa me da uma vontade louca de aprender!!!hahaha
    Feliz dia do amigo atrasado, Elza!!!!

    Que camas lindas sao essas do post anterior! Amei!!!
    Bjinhosss

    ResponderExcluir
  3. E a Rachel Ray então?? Ela cozinha com os pés nas costas, e parece ser super fácil...kkk Outra danada é a Nigella...eu até penso em cozinhar alguma coisinha, mas qdo penso na louça....affff. a vontade passa rapidinho.Nos jantamos pizza há 3 dias seguidos aqui em casa, aí ontem rolou um arroz-lasanha-salada....kkk..Mas qdo quero comer comida de verdade com gosto de casa, eu corro pra minha mãe..rs
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Elza, eu gosto muito dos programas de culinária da Tv paga: Anthony Bourdain, Chef à Domicílio, Jamie Oliver, Nigella. O problema é que não dá pra acompanhar, por falta de tempo. Por mais estranho que pareça, diverte-me muito assistir Comidas Exóticas: quase chego a acreditar que todas aquelas coisas estranhas que o cara come são realmente gostosas! rs
    Eu também sou fã da lindinha Zooey.
    Ontem passei por uma prova de fogo: meu menino do meio fez 16 anos e quis chamar alguns amigos, incluindo a namoradinha, para um jantar. Não queria nada com carne( é vegetariano). Ele gostou, mas dois dos colegas menores simplesmente não quiseram provar a maioria dos pratos.
    É difícil convencer pessoas, acostumadas a comer sempre as mesmas coisa, que é possível abrir o leque de boas opções. Acho que por isso, gosto tanto do espontâneo Andrew Zimmern: pelo esforço em desmistificar comida.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Elza, eu adoro TOP CHEF, é um dos meus programas preferidos!!!!! Mas como durmo cedo, por volta das 21 hs, so comecei a ver esse episódio e dormi! Estava ansiosíssima mas o sono me venceu! Vou esperar a reprise mais cedo!!!!! Eu gostaria de ser vegetariana, mas adoro carne vermelha! E frutos do mar, então? Delicia! Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Elza, adorei o post! hehehe

    Eu também sou que nem vc!!!!hehehe Assisto a programas de culinária e dá vontade de sair cozinhando hahaha

    Todo domingo praticamente é assim... no sábado assisto ao programa do Jamie Oliver e no dia seguinte dou umas endoidadas na cozinha!!! haha

    Hein, nunca assisti ao Top Chef!!! Eu vi a chamadinha do programa que ía ter com a Zooey hehe mas nem cheguei a assistir! Que canal passa?

    hahaha eu tb pensei: mas o que essa mulher come????? hahahaha

    Eu também não seria vegan e nem vegetariana! hahaha Não amoooo carne, mas acho que sentiria falta hehe

    bjinho!
    Simone

    ResponderExcluir