quarta-feira, 16 de junho de 2010

Psicose: 50 anos...e ainda genial!

Numa época em que grandes clássicos do cinema foram produzidos, existia uma espécie de filme, hoje em extinção: o terror! Pois filmes atuais de terror significam sangue e cabeças decapitadas. Não existe mais a sutileza, a magia de sugerir ou deixar um pouco para a imaginação. Está tudo lá escancarado, explícito para quem quiser ver. O terror de antigamente, continha tensão nas cenas, uma trilha sonora assustadora de fundo, o coração acelerava de ansiedade. Eu cresci vendo clássicos, me lembro de ficar acordada até tarde para ver filmes de terror, e minhas irmãs mais velhas sempre "tapavam" meus olhos nas cenas mais assustadoras, o que era pior, pois eu escutava os gritos, a música tensa e a imaginação me assustava ainda mais. Psicose era um desses filmes (que hoje completa 50 anos), e mostra que bons filmes não ficam velhos.

Uma casa assustadora, uma moçinha não tão "indefesa" assim e um homem atormentado. Receita básica, se não fosse pela genialidade do diretor Alfred Hitchcock, que exigiu o filme em preto e branco, para que o sangue mostrado, não roubasse a cena. Coisa que muito diretor hoje em dia deve aprender.

Janet Leigh e a cena clássica do chuveiro!

Assustadora cena final, Anthony Perkins, perfeito como o psicopata Norman Bates. Alto e esguio, reprimido, inseguro e tímido, e que, ironicamente, de normal não tinha nada.

12 comentários:

  1. Psicose é um clássico do terror, bem como O Iluminado. Não tem baba verde e nem nada pareciso, o terror é psicológico.
    Bjks e um ótimo dia para vc.

    ResponderExcluir
  2. Grande filme!
    Seu post me inspirou.
    Vou fazer um post com uma "cortina Psicose" lá no meu blog e linkar esse seu post.
    Acho que vou chamar isso de "posts correspondentes" ehehehehe, ou seja, posts, de blogs diferentes, mas que conversam um com o outro.

    Beijos

    P.S. Morri de rir com a "baba verde" da Betty...quer dizer, não que ela tenha baba verde...digo, ri com o que ela escreveu...ahhh, deixa pra lá. EU FALO MUITO! Ufa!

    ResponderExcluir
  3. Meninas,
    falando em link, vou contar uma coisa: meu marido ainda não tinha sacado que o personagem "Beiçola" de "A grande Família" foi inspirado em Norman Bates, com aquela coisa dele se vestir de Dona Etelvina(sua mãe morta)e tudo mais...

    Quase morri de rir do marido aluado ehehehehehehehehehehehehehe

    ResponderExcluir
  4. Oi Betty...
    Falou tudo! Terror psicológico é bem melhor que o explícito!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi Adriana...
    Ficarei honrada com um link no seu blog :)
    E eu adoro ver o Beiçola de Dona Etelvina,morro de rir também, até a música muda quando ela aparece, foi uma idéia genial.
    Liga não, que esses maridos são avoadinhos mesmo, rsrsrs.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Aii, eu adorooo esses classicos! O melhor desses filmes realmente é o clima de suspense...sempre que assisto fico com medo, mesmo já sabendo o que vai acontecer...rs! Adorooooo!

    Bjinhosss

    ResponderExcluir
  7. Oi Pink...
    Pois é, quando o filme é bom, sempre causa esse "suspense", mesmo depois de visto 20 vezes!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Este foi um dos filmes de Hitchcock que me fizeram gostar do gênero suspense: assisti-o na adolescência e a cena no banho é de tirar o fôlego.
    Tô precisando assistir, novamente.
    Também reparei que colocu uma imagem do Sr. Wonka e seus Umpa-Lumpas, na barra lateral: "A Fantástica Fábrica de Chocolates" marcou minha infância.
    Um abraço, Elza, e obrigada pela participação carinhosa, lá no blog.

    ResponderExcluir
  9. Oi Laély...
    Eu sou apaixonada por filmes clássicos e muitos deles também marcaram minha infância. Eu cresci na era "sessão da tarde". rsrsrs
    E eu adoro ir no seu blog, vc é ótima em descrever situações e seus posts são super interessantes.
    Bjs e um abraço pra vc também.

    ResponderExcluir
  10. Elza, adorei o post!
    E vc tem muita razão sobre os filmes de ontem e de hoje... é assim com os filmes e com tudo... pra mim tudo de antigamente é melhor! hehehe parece feito com mais cuidado... hhehe

    Vc escreveu tão bem Elza!

    bjinho
    Simone

    ResponderExcluir
  11. Oi Simone...
    E vc continua sempre carinhosa comigo :)
    Bjs.

    ResponderExcluir