quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Fim de Férias: parte 1...

Terça-feira Thomas já voltou para a escolinha. Ainda tem o Arthur por aqui mais uns dias. Esse ano ele foi para a mesma escola do irmão. Então com escola nova, professora nova e novos amiguinhos, foi como se fosse sua 1° vez. Teve choro e ele segurou forte na minha mão. Mas eu fui forte, transmiti calma pra ele e me despedi dizendo "tchau, a mamãe já volta". No corredor várias mães estavam com olhos cheios d'água, fui até consolar uma delas: minha irmã! Que deixava a filha dela na escolinha pela 1° vez.

Por mais dramático que seja esse começo, eu me conforto pensando nos benefícios, no quanto o bom desenvolvimento deles precisa disso, que meus filhos serão sociáveis, aprenderão a esperar sua vez, a respeitar as diferenças, respeitar a espera de uma simples fila, experimentar a merenda da escola, compartilhar brinquedos, se apresentar em peças teatrais da escola, se sujar de tinta, enfim...eles estarão sendo crianças e "de quebra" aprendendo!

O desenvolvimento do Thomas, assim como foi do Arthur, é uma coisa que me alegra muito. Com 1 ano e 9 meses, ele já não mama mais na mamadeira, dorme na mini-cama, adora tomar banho de chuveiro, come sozinho, já sabe contar até 4 (também agradeço a Dora, A Aventureira por isso, rs), reconhece formas, adora livrinhos e já tem um vocabulário extenso. Sua nova palavra favorita é "tuidadoooo". Tradução: Cuidadooooo! Só falta a bendita da chupeta, pois essa está difícil de tirar, viu?!



23 comentários:

  1. Que fase deliciosa!
    Boas aulas pra eles!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Elza,
    Já tive escolinha e no primeiro dia as crianças sempre se sentiam inseguras, mas era só a mãe ou o pai virarem as costas e as lágrimas secavam, pois os amiguinhos e os brinquedos são mais interessantes do que o choro.
    Beijos 1000 e uma ótima 5ª-feira para vc.

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  3. Ai que delícia!! Parabéns, pelo exemplo de mãe dedicada!
    Eu não sou mãe, ainda, mas me inspiro muito no teu exemplo!
    Bjbjbj Ingrid

    ResponderExcluir
  4. Wow que fase linda essa...
    Ainda estou escolhendo em qual escolinha colocarei o meu pequeno..
    mesmo já tendo experiencia ainda fico com o coração na mão!
    Lindos, que tenham um grande ano de aprendizados.
    beijão!

    ResponderExcluir
  5. Elza, acredito muito no benefício da escolinha para esses fofos, viu? Meu sobrinho Arthur com 2 anos foi a escolinha ontem pela primeira vez, minha cunhada esta bem apreensiva. Hoje falei com ela e disse que ele chorou um pouquinho na metade do período. Mas tenho certeza que vai ser assim como os seus, só alegria ;D
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olha acho que vou chorar rios no primeiro dia de escolinha quando eu tiver meu baby ...rsrs mas é importante né , bjs

    ResponderExcluir
  7. Elza que mãezona você é... eu sou meia manteiga derretida, quase que me desmonto de chorar pensando na Fer na escolinha. E é porque ela me passou uma segurança absurda, nada de choro! Como você disse, muita força, porque os benefícios são gigantesco. Minha pequena que não é nada social, já está aprendendo a se comunicar mais.
    Menina o Thomas já é um figuraço, quem daria 1 ano e 9 meses a ele nessa foto? É muita energia.
    A chupeta ainda tem sido o problema aqui de casa! Eu estou tentando tirar aos poucos, mas ela não esquece da bendita. Ontem ela jogou a chupeta pro cachorro e dormiu sem, na boa. Mas quando chegou na minha mãe viu logo outra chupeta e pronto, lembrou! Vou começar seriamente a operação chupeta, aqui por casa.

    Beijo enorme!
    Dia de paz e felicidade.
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  8. Que lindo ele Elza,no primeiro dia que deixei meu filho ainda bebê na creche não consegui ir embora pra casa fiquei o dia todo rondando a creche e quando via algum funcionário corria lá pra perguntar se tava tudo bem, se não tinha nenhuma criança na enfermaria ou chorando muito rs! fiquei lá até dar o horário da saída, eu sei que foi um pouco doentio, mas não consegui não fazer, hj em dia ele já com 6 anos é tudo mais tranquilo com ele, mas já tenho outra pequena e o primeiro dia que deixei ela com a babá tbm sofri sofri muito mas já melhorou fazer oque né somos mãe, mas podemos ter a certeza que nós sofremos bem mais que eles neh?!?!faz parte
    bjussssssss!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Como ele tá fofo e grandão Elza, vc deve ser uma mãe super coruja!
    :D

    ResponderExcluir
  10. Que fase boa!
    Espero aproveitar bastante quando for minha vez!
    bjooo

    ResponderExcluir
  11. Que mãe fofa vc é! :)
    Não tenho dúvidas de que ele será um bom homenzinho.
    Boa educação é a base de tudo, se ela existe.. está feito o negócio hehehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Sem dúvidas acho essencial para o desenvolvimento deles, interagir com outras crianças. Mas deve ser duro mesmo deixar essas coisinhas fofas sozinhos rs... Beijos

    ResponderExcluir
  13. que delicia
    como ele é lindo!

    Minha mãe me falou que chorava tb quando ia me deixar na escolinha... e eu, certamente vou chorar quando for deixar meu bebê.

    Bjssssss

    ResponderExcluir
  14. Nossa, deve ser complicado o primeiro dia de aula de um bebezão como o seu. O meu foi muito, tanto que fu para escola a primeira vez com 7 anos....rs.
    Eu não entrava na escola nem amarrada. Mas eu acho que quando eu tiver os meus, farei esse processo mais cedo, acho importante a criança saber lidar com outras crianças, outros ares...deve ser uma delicia esse momento. Não vejo como sofrimento não. Aprendizagem pro filho e mãe.
    Beijose uma quinta feira de muita paz e alegria!
    Alessandra

    ResponderExcluir
  15. Elza, como cresce rápido, meu Deus.
    O meu mais velho, juro ,outro dia tava assim, aí eu dormi, quando acordei ele tinha 1.90m...kkkk...
    Ele tá lindo e fofo, muito esperto prá idade dele.
    Acho que o segundo filho desenvolve mais depressa, por que tem professor em casa: o irmão mais velho.
    Olha, vou te contar como tirei dos meus 3, as chupetas.
    Pegava essa tesourinha de unha bem pequena e fazia um monte de buraquinhos no bico, ele ficava como uma peneira.
    Entrava ar, fazia um barulho horrível e eu ainda falava que a barata que tinha comido.
    Pronto, pegavam um nojo.
    As 3 primeiras noites eram dureza, sempre tirei no final de semana, pq se desse febre, pelo menos eu tava em casa.
    Dava dó eles mamando, dormindo, mexendo a boca sem nada.
    Depois compensa, os dentes agradecem e a gente dorme mais sossegada.
    Besitos

    ResponderExcluir
  16. Dói o coração da gente, mas faz tão bem para eles né? O meu filho chorou por um mês, eu ia embora chorando também! Mas depois disso ele fechava a porta da salinha e me pedia para ir embora...kkk Boa sorte com seus meninos, eles estão cada dia mais lindos! Parabéns!
    Quando tiver um tempinho vai lá conhecer meu blog, criei a pouco tempo...
    http://organizaredecorar.blogspot.com.br/

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Que prazer Elza ver seus filhos crescendo de forma tão saudável! Eles estão a cada dia mais lindos!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  18. Deve ser ruim deixar os filhos na escola quando é a 1ª vez (seja primeira vez indo a escola ou indo na nova escola). Mas que bom que foi forte e conseguiu ajudar a tua irmã.
    Lembro uma vez que a mãe de uma aluna minha sentiu mais falta da filha do que a filha da mãe. No meio de tantas crianças, brincadeiras e uma sala decorada, a menina se divertiu e foi se soltando bastante.
    É como tu disse, as crianças precisam disso. E teus filhos são uns amores, inteligentes, amorosos, queridos.
    Espero que tu vença a batalha contra a chupeta.

    Ah, obrigada por não ter estranhado minha empolgação anterior e agradeço o carinho de ter ido naquele meu flog (fiz ele há muito tempo e não me desapego).
    Beijos, tudo de bom pra ti e tua linda família

    ResponderExcluir
  19. Olá Elza...saudades!!
    Menina que delícia ler isso, me fez relembrar tudo o que já vivi...(chorinhos,medo,preocupação,coração apertado) e tudo isso só por deixá-los...rsrs, como a gente é "boba" né??? daí meu apelido "Coruja", eu chorava que você não imagina?? Adorei o relato!!
    Bjkas e feliz final de semana!!

    ResponderExcluir
  20. oi Elzinha,

    sinto saudades dessa fase com meus filhotes,
    como o tempo passou rápido...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Elza, tudo bem!
    Que foto deliciosa dá vontade de apertar seu pequeno!!
    Aí que bom ouvir o seu relato, com quanto tempo vc mandou o Thomas para a escola?
    Eu estou voltando a trabalhar, mas só no período da tarde e não tive coragem de colocar o Pedro no berçario com 4 meses, vou deixá-lo sob os cuidados da minha secretária que adora ele e é de super cofiança, mas estava pensando em fazer isso até ele fazer 1 aninho, aí já acho legal colocar na escola....na minha família todo mundo torce o nariz quando falo isso, aí como é difícil essas decisões!
    Beijinhos pro ce e pra família linda!

    ResponderExcluir
  22. Oohh que fofura!
    nossa deve ser muito emocionamente o 1ª dia de aula, o coração deve ficar muito apertado! rsrs
    Mas é isso mesmo, é o começo da aprendizagem plantando para o futuro.

    Bjoos, eli.

    ResponderExcluir