sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O "Peso" da Gravidez...

No início da semana foi minha consulta pré-natal e eu saí do consultório decepcionada. A decepção era comigo mesma! Minha obstetra disse que eu engordei demais nesse mês de Dezembro, aliás, quem nos mostrou isso foi à cruel balança!
Eu fiquei triste comigo, triste por ter deixado isso acontecer. Quando a gente come demais, não é culpa de ninguém há não ser nossa. Voltei para casa arrasada! Tudo isso, porque a cobrança maior vem de mim mesma. Eu sou minha maior crítica.

Foram só uns quilinhos á mais, ainda estou dentro do padrão de ganho de peso normal, nenhum bicho de 7 cabeças, mas já foi o suficiente para me desanimar.
Justo eu que estava sendo tão disciplinada desde o início da gravidez, consumindo frutas, sucos, saladas... me deixei cometer essa falha em tão pouco tempo. Meu consolo é jogar a culpa nas festas de Fim de Ano, um docinho aqui, outro ali... mas isso também não exime a minha própria culpa. Agora estou sob uma espécie de dieta. Gestantes não podem fazer regime e eu não posso perder peso, então a recomendação é não engordar NADA até a próxima consulta, para compensar os quilos ganhos este mês.
A recomendação dela foi simples: Um bom café da manhã, salada no almoço e sopa na janta! Ir reduzindo a quantidade em cada alimentação do dia. E ir consumindo muita fruta nos intervalos. Nada radical para não prejudicar meu bebê.
Fico temerosa, mas por outro lado gosto de ser desafiada. Estou determinada a chegar lá daqui há 30 dias e subir naquela balança e ver que não "ganhei" nada de peso.

A gravidez por si só, já é um momento de muitas e grandes transformações, tanto físicas quanto psicológicas. O ganho extra de peso traz cansaço, indisposição, falta de energia, riscos na hora do parto...mas também traz perda da vaidade, insegurança, etc.
Agora meu desafio é me controlar nesses 3 meses, justo o momento mais crítico da gravidez. A boa notícia, é que isso me não me tirou o sono. Estou dormindo feito um anjinho. O problema maior... é quando me olho no espelho!!!

We Heart It

13 comentários:

  1. Oi Elza!
    Nada de desanimar! Você tá com uma barrigona linda, e quem não comeu demais no final de ano que atire a primeira pedra (yes, até quem não está grávida engordou, tenho certeza!). Cuide da sua saúde e do Thomas, que vai dar tudo certo.

    PS: Por que não pergunta ao médico se vc pode fazer uma atividade leve tipo uma caminhadinha, pilates ou hidroginástica? Vai fazer bem ao seu corpo (evita as dores de coluna, etc....) e ajuda a manter o peso!!!

    BEIJINHOS!

    ResponderExcluir
  2. Oi linda!
    Ai como é difícil não engordar nas festas né? Também ganhei minha cota de quilos mês passado, hahaha...
    Como a Samira disse, não desanima!!! Sei que é super disciplinada e admiro muito isso em você flor! Você vai conseguir!!! =)
    E vamos ver esse menininho nascer cheio de saúde e você uma mamãe linda e saudável!
    Beijinhos =)

    ResponderExcluir
  3. An tenha calma gatinha,(assim diz meu marido quando estou tristinha como vc ahah) nada de desanimar, afinal ganhamos peso nessa fase gestacional, nao só por comer demais, e sim por reter muito liquido no corpo, nao tem nada de errado com vc, esta no processo natural de uma gravides...cuide do sal em excesso, doces né...e vai com calma vai dar tudo certo. grande bjo e que Deus te abençoe muito bjim Raquel

    ResponderExcluir
  4. Elza, realmente passar ilesa pelas festas de final de ano é bem dificil, ainda mais com um apetite dobrado rsss, se cuida e tudo vai voltar ao normal!!! Beijocas

    ResponderExcluir
  5. POIS É COLEGA, ATÉ AGORA ENGORDEI 4 KG E ESTOU PRESTES A COMPLETAR 5 MESES. A CADA PESO Q SOBRE É A MESMA SENSAÇÃO Q VC ESTÁ PASSSANDO. AO MESMO TEMPO SABEMOS Q ISSO TEM Q ACONTECER. FIQUE TRANQUILA, ISSO DAQUI A POUCO PASSA.
    BJS
    MAMÃE SOL

    ResponderExcluir
  6. Vc não deve por sua concentração nesses detalhes. Quando estiver amamentando diminuirá o peso.Aproveite e curta o momento.

    ResponderExcluir
  7. Oi elza!
    Fique tranquila, como você é sempre tão cuidadosa com você e sua familia, tudo vai dar certo e logo depois que o seu filho nascer o seu peso volta ao normal.

    ResponderExcluir
  8. Oi xuxu... imagino que vc deve estar linda. curta o máximo que você puder e agora que se foi o ano velho, não se preocupe tanto e nem se cobre tanto não. você pode perder os momentos mais especiais das mulheres. rs tente voltar sua alimentação para coisas mais naturais. tenho certeza que quando seu filhote nascer você estará tão preocupada com ele que vai emagrecer só de pensar. hehehe bjos lindos e carinhosos. desejo com certeza que Deus te abençoe ricamente

    ResponderExcluir
  9. Elzinha, saudades de passar por aqui...
    Como passou o ano novo? Eu passei ai bem pertinho de vc e fiquei até 06/01, mas com a correria do final do ano não deu para mandar e-mail para tentarmos marcar algo...uma pena, mas oportunidades não faltarão...
    Não esquenta quanto ao peso, eu durante a minha 1ª gravidez consegui não só manter como perdi 1,5kg fazendo caminhada e pedalando na ergométrica, isso tudo com o consentimento do médico é claro...
    Mas nao fiqeu ansiosa pois ai é pior né...e logo mais o Thomas nasce e vc perde tudinho, vc vai ver.

    Bjão

    ResponderExcluir
  10. Querida, sei que vai conseguir!!!!
    Sem desanimo ou cobranças!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  11. Oi Elza vi seu post agora, não desanima, a médica tem que dizer isso para cuidares, não porque estás muito fora do peso, sem stress, não encuca com isso, tres meses passam rapido e vc está linda, vi tua foto estes dias. Todo mulher aumenta de peso e toda mulher se sente gorda na gravidez, e isso não é verdade pois esta carregando outra vida, o peso a mais não é o dela. Fica tranquila e dorme bastante, é bom pro nene,pra voce e emagrece sabia? ehehe beijo.

    ResponderExcluir
  12. Elzinha, toda grávida vive de dieta, pois obstetras recomedam que se ganhe só um quilo por mês. O chato é que nos 3 últimos meses as coisas começam a sair do controle.

    Se for possível, leia os textos da blogagem coletiva dietas e se inspire. Amanhã postarei um que tu podes gostar, pois é sobre um grupo alimentos que favorece o bom funcionamento do organismo.

    beijooo

    ResponderExcluir
  13. oiiieee amiga nao encuca...relazaq fica mais facil, faz como Arthur come frutas,... heheh

    beijkas

    fe

    ResponderExcluir