quarta-feira, 3 de junho de 2015

O Sal da Terra...

No último Domingo eu assisti ao documentário " O Sal da Terra", que mostra a trajetória como fotógrafo do brasileiro Sebastião Salgado. Não bastasse as fotos belíssimas em preto e branco, a bela leitura da luz e o olhar preciso e apurado, o meu encantamento pelo ser humano, além do fotógrafo, foi maior. Este é um ser iluminado!


Foi impossível não ficar pensando em tudo aquilo que ele viu e registrou, a maneira como ele conduziu esse verdadeiro chamado, o sofrimento, a fome, a desesperança, a morte... tudo mostrado de forma crua, quase poética no filme. Há fotografias que nos remetem tristeza ou empatia, assim como há fotos que transmitem esperança e luz, provando o que eu já sabia: toda fotografia conta uma história!

Como fotógrafa amadora, apaixonada e sonhadora que sou, eu quero e me esforço sempre á fotografar o belo, o que passa despercebido, a gargalhada dos meus filhos, o momento feliz, o colorido... deve ser por isso que o documentário me deixou tão encantada, pois me fez refletir o gesto de fotografar sob uma perspectiva diferente. Sinto como se Sebastião Salgado, sem saber, tenha registrado a verdadeira maldade humana e de certa forma, mesmo que em um período infeliz e sombrio na história da Humanidade, ele foi necessário, foi corajoso... era lá que ele deveria estar e ao documentar tudo aquilo, cumpriu um importante papel 



Vale muito a pena assistir!
Bjs

11 comentários:

  1. Gosto muito de documentários, ansiosa pra ver esse :)

    ResponderExcluir
  2. Vou assistir, gosto de fotos, retrata até a alma das pessoas. Não¨ entendo¨ nada...rs mas admiro demais esses trabalhos.Beijos e um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Adoro o trabalho do Sebastião Salgado, mas ainda não assisti a este documentário. Preciso ver.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha escutado falar desse documentario.. Sou apaixonada por fotografia desde pequena... Adorei como descreveu.. expressou muita verdade. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Deve ser muito bom mesmo, pois já ouvi algumas pessoas elogiarem bastante. Vou ver!
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi Elza, não conhecia esse fotógrafo mas vou querer assistir comendo bastante... Viva Junho!

    ResponderExcluir
  7. Olá Elza,
    Sebastião Salgado é um dos fotógrafos mais renomados do mundo e seu trabalho maravilhoso é reconhecido, aplaudido e inesquecível. Ainda não assisti ao documentário, mas já vi reportagens sobre a bela homenagem feita pelo filho de Sebastião.
    Trabalhei numa faculdade que tinha vários posters do Sebastião no hall. Não havia uma pessoa que passasse por ali e não parasse para olhar, encantada.
    Realmente ele se especializou em registrar o lado sombrio da vida e até mesmo por isso sua obra adquiriu mais valor, pois a maioria só quer mostrar o belo, não é mesmo? E se apenas o belo é mostrado, as pessoas ficam meio que entorpecidas, esquecendo que o mundo não é só beleza. As imagens de Sebastião são perfeitas e com elas ele deu "voz e vida" a quem quase nunca é visto nem lembrado.
    Bom fim de semana!
    Beijinho
    Ju

    ResponderExcluir
  8. Oi Elza! O Leonardo ama o Sebastião Salgado! Estávamos tentando assistir o documentário mas agora, morando no meio do mato, tá difícil ir ao cinema. Li a biografia dele, muito interessante! E o Leonardo acabou achando uma super promoção do livro "Gênesis" e agora está na nossa mesa de centro, na sala. É uma baita livro! Literalmente! Bom domingo para vocês!

    ResponderExcluir
  9. Que legal !
    Achei muito interessante :)
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Que delícia esse post! Amo essa sensibilidade de quem escreve e de quem fotografa.
    Quero muito assistir ao documentário.
    Beijos

    ResponderExcluir