terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

O Facebook e uma longa reflexão...

Não sei se é só comigo, mas ultimamente o Facebook anda me deixando angustiada. Eu entro lá e vejo os compartilhamentos, vejo algumas fotos perturbadoras, opiniões radicais e extremas, posições preconceituosas, debates sem fim e quando percebo, saio do Face me sentindo diferente de quando entrei. O que era para ser um momento de descontração, acaba se tornando um momento um tanto "pesado". Mesmo que eu não tenha me envolvido em nada, só tenha ficado "rolando" a minha timeline por alguns minutos, sinto uma nuvem cinza sob a minha cabeça, fico inquieta, parece que passei por um turbilhão de emoções, sensações e opiniões.  Fica difícil me desligar por um tempo, depois passa, mas acontece! 


Eu tenho uma política de não me envolver em debates, seja sobre maternidade, escolhas de parto, política, Big Brother... nada disso. Mas isso não significa que eu não tenha uma posição sobre aquilo. Porém, no Facebook, os "entendidos" estão lá, prontos para massacrar quem pensa diferente deles. Eu me preservo. Acho que minha sanidade e o meu lado emocional podem ser poupados. O mundo já está tão cheio de problemas e essa propagação de notícias ruins repetidas em grande escala, me causa desesperança. Hoje, as minhas opiniões eu deixo para as rodas de amigos e em conversas olho-no-olho, para não correr o risco de ser mal interpretada. Hoje em dia até uma brincadeira pode levar à uma legião de ódio. Está difícil! Outro dia fui dar minha opinião em um assunto, sobre uma fotografia de 1960 e pronto...se eu não fico esperta tinha virado uma discussão! O lema "Sempre alerta" é válido nas redes sociais.


Em 2014, eu me lembro exatamente o momento em que eu parei para refletir o quanto essa rotina de entrar no Facebook pela manhã influenciava de maneira negativa o meu dia. Eu estava num momento delicado, num quadro depressivo e numa manhã, fiz o meu café e me sentei no computador. A primeira imagem da minha timeline, logo de "cara" foi horrível. Uma amiga dos tempos de escola aqui da minha cidade tinha postado uma foto de um cadáver numa sala de necrotério, as vísceras da barriga estavam todas para fora. Não analisei muito a foto, mas vi que ela vinha acompanhada da frase: "Nunca se ache melhor que ninguém, porque por dentro somos todos assim, todos iguais!"

E então, meio horrorizada por aquela imagem eu pensei: "Tudo isso para dar uma cutucada em alguém?". Meu café da manhã ficou lá, intocado, eu não conseguia comer depois disso. Talvez fosse porque eu não estava bem emocionalmente, mas para ser sincera, para ver algo assim logo pela manhã. quem está?" Não pode ser normal alguém achar que é legal espalhar por aí uma foto assim, entende? Será que a pessoa olha a imagem e diz: Ah, é essa foto que eu vou compartilhar para começar o meu dia! Não, isso não está certo! O que você compartilha, diz muito sobre você! Foi nesta época, devido á uma série de acontecimentos, que eu desativei a minha conta no facebook por 4 meses e depois voltei muito mais seletiva!

Outro exemplo rápido, li uma conhecida chamar o Papa Francisco de "anti-cristo" porque ele quer união entre as religiões pelo mundo, disse ser um "plano" dele para acabar com todas as religiões. Quando li para o meu marido (esse é esperto, não tem perfil no Facebook) ele caiu na gargalhada. Não era piada, nem coisa do Sensacionalista, era sério! Mas eu achei bizarro.

Também é preciso citar os perfis que se alimentam de "desgraças", crianças fragilizadas em hospitais, animais maltratados, notícias antigas de pessoas desaparecidas, notícias falsas... ninguém faz uma pesquisa antes de compartilhar. Nem preciso lembrar do caso da mulher de Santos que foi brutalmente assassina por um boato de internet, não é mesmo? Mas entendo que o perfil é de cada um e cada um posta o que quer. Ainda vivemos numa democracia. Ainda bem!

(PAUSA para uma observação: Só pelos últimos trechos dá pra perceber como eu ando incomodada com o Facebook, não é mesmo? Até eu percebi isso ao escrever, GENTE ISSO NÃO É LEGAL, hahaha)


Talvez o "problema" esteja dentro da gente mesmo, talvez eu esteja analisando demais a coisa, talvez eu não deva me envolver tanto assim ou talvez o modo como usamos essa tecnologia está sendo muito errada... vai saber? Só sei que enquanto estou lá, são questões que me intrigam!

Mas é uma escolha, certo? É minha escolha estar lá, ainda mais agora que estou divulgando o meu trabalho como fotógrafa, as redes sociais são uma ótima ferramenta. O que posso fazer é filtrar o máximo que eu posso, ignorar algumas coisas que me incomodam e lidar melhor com as outras que ficam ali, martelando na minha cabeça. No Facebook as opiniões estão muito escancaradas, o lado passional está muito aflorado e de um modo não muito saudável. Todos devemos ter uma opinião ou posição sobre tudo e todos. É um tanto cansativo.


Acredito que devemos viver a diferença de crenças e opiniões, mas no facebook o desrespeito é muito grande e a agressividade também. Ás vezes, nem o mais forte dos filtros funciona!

Mas não quero generalizar, existem muitos perfis de gente do Bem e que nos inspiram diariamente com suas postagens, que compartilham positividade! Estas são as pessoas que valem a pena seguir nos dias de hoje. Isso explica também porque muitas vezes eu não aceito solicitação de todo mundo que me envia. Não é nada pessoal, é uma questão de me preservar mesmo. Não fiquem bravas comigo! 

Essa reflexão nasceu dentro de mim, junto com esse início de Fevereiro, onde a rotina será iniciada. Essa semana Thomas voltou para a escola de manhã e Arthur vai continuar á tarde, resumindo: trabalho dobrado pra mim e organização do tempo é o meu foco, e bem ou mal, quero repensar no meu tempo em frente ao computador, especialmente no Facebook, que é o mais nocivo e ocioso de todos! Por isso não é um julgamento á você que está lendo ou á quem usa a rede social, é mais um desabafo pessoal, meu mesmo! Acho que para mim, ele não anda fazendo muito bem.

Esta ilustração é do designer gráfico polonês Pawel Kuczynski que usa a sua arte para fazer críticas ácidas sobre diversos assuntos do mundo em que vivemos.

Antes que essa postagem ficasse pronta, sem querer eu descobri uma página no Facebook que usava a minha foto do meu cartão de visita em seu perfil e tinha também o mesmo nome da minha página de fotografia. Fui lá, pedi para a pessoa excluir a minha foto e ela o fez, sem problema. Logo depois, excluí o post onde eu comentava sobre isso, porque não queria ser mais uma a espalhar "ódio" na rede. Talvez alguém fosse até a página dela e a ofendesse, como eu já vi muito fazerem no Facebook. Aconteceu comigo, eu fiquei chateada, desabafei, mas tudo acabou bem e pacificamente... caso encerrado e enterrado!

Agora me diz, sou só eu ou mais alguém aí se sente assim com relação ao Facebook?

Bjs

35 comentários:

  1. Perfeito Elza! Também me sinto exatamente assim. Bjs e ótima terça-feira.

    ResponderExcluir
  2. Não Elzinha, não é só voce.
    Já faz algum tempo que limitei minhas atividades no facebook pessoal, criei uma página para o blog e nela compartilho os posts e ideias.
    No meu perfil pessoal quase nem entro, antes, abria o face e de cara via nas atualizações só chateação, indiretas, brigas partidária, fotos de crianças e animais em situações terríveis, cansei!
    Bloqueei e exclui muita gente que vivia de postar desgraças, mesmo sendo pessoas queridas, não tinha como. Eu ficava super mal também.
    Agora acesso algumas vezes, publico alguns raras fotos pessoais e converso com as pessoas de bem que felizmente existem.
    Bj amore, otima semana

    ResponderExcluir
  3. Elza minha amiga, concordo plenamente com você. Eu estava lendo e já fui logo pensando em dizer: exclui logo sua conta!!! :o o facebook deprime qualquer um (eu já excluí há 3 anos atrás e me senti ótima), mas entendo que para a divulgação do seu trabalho ele seja uma ferramenta até boa. Ahh o facebook é tão terrível que depois de eu ter excluído, eles ativaram de novo a minha conta e eu fiquei tão nervosa (que coisa! eu não quero! rs...) Você faz muito bem em se preservar, não deixe essas coisas sobrecarregar o seu coração. Eu também não me envolvo em assuntos polêmicos sobre maternidade por exemplo, acredito que todo dia estou aprendendo e posso compartilhar isso, mas não gosto dessa postura de entendedor ou dono da razão... dias atrás vi uma mãe criticar a papinha de neném em defesa do blw pensei: será que ela não percebe que o que funciona para o filho dela pode não funcionar para o filho dos outros? Esse é um pequeno exemplo. Eu prefiro a leveza, não gosto dessas coisas negativas.
    Abraço para você!
    Deus abençoe
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Também me sinto assim, Elza. Eu sou o tipo que só observa, nunca me meto em discussões. E ultimamente o face está me deixando cada vez mais pra baixo. Já pensei em excluir várias vezes, mas tenho parentes que moram longe, alguns fora do país e esse é o meio mais fácil de manter contato. Diminuí a frequência de entrar no face pra ver ser melhor um pouco, desativei algumas pessoas para não ver o que elas postam...continuam entre os contatos, mas não vejo mais as atualizações pois só postavam desgraças, ódio e dor. E qto às fotos já vi várias minhas "rodando" por aí também. Só sei que não está fácil, não. Uma vontade louca de me isolar e viver na chácara, no meio do mato e bichos. Quem sabe assim a minha saúde melhora...pois até isso foi "contaminada". Beijos, Elza. Amei o texto.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto..Eu me sinto assim tbm...e por vezes me dá muita preguiça como TUDO vira discussão no face. ;)

    ResponderExcluir
  6. Elza, você descreveu exatamente como eu me sentia há algum tempo atrás.
    Realmente as pessoas são muito passionais no Facebook e tudo é motivo para discussão.
    Eu posto pouquíssimas coisas, e sempre com relação a coisas boas, porque pra mim, aquele é um lugar de diversão.
    Quanto à fotografias bizarras, já aconteceu comigo a mesma situação. Logo de manhã tomar um susto com uma foto de um baleado com a cara arrebentada.
    Hoje eu não penso duas vezes e deleto a pessoa do meu Face. Posso continuar amiga na vida real, mas não sou obrigada a ver certas coisas na minha Timeline.
    Também penso duas vezes antes de aceitar qualquer pessoa.
    Ultimamente tenho curtido muitas páginas e grupos de patchwork e com isso minha linha do tempo ficou mais bonita, sempre com trabalhos inspiradores. Fujo de discussões o máximo que posso.
    Também percebo muito que quem critica muito, muitas vezes age exatamente igual às atitudes de pessoas a quem critica... Vai entender... kkkk
    Por isso que amo a blogosfera, principalmente os blogs de amigas que continua com o mesmo jeitinho do inicio. Com gentilezas e coisas belas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Elza,
    Estou pegando leve com o FB e falei sobre isto no meu perfil, pois tb estou espantada com a desgraceira que estão postando por lá, e, sinceramente, acho que quem faz isto a título de ajuda, no fundo tem uma certa dose de sadismo em chocar.
    Já andei falando por lá que ou muda o FB ou mudo eu, pois se a maioria acha bom aquelas fotos de animais e crianças machucadas, então sou eu que tenho que sair de lá.
    Mas depois que falei do assunto no meu perfil, descobri que tem muita gente assustada com o que anda sendo postado por lá.
    Espero que o FB melhore o rumo, pois nos sabemos o que aconteceu com o Orkut quando começou a andar por este caminho.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Elza, tudo bem?
    A única razão que me faz continuar tendo conta do Facebook são algumas pessoas da época da faculdade e as páginas bacanas que curto ou sigo. Eu de tempos em tempos dou uma filtrada e aproveito para excluir páginas ou pessoas que não me trazem nada de bom. Mas é sempre bom a gente relaxar um pouco, se afastar do mundo virtual e viver mais a vida real :)

    ResponderExcluir
  9. Também me sinto assim, já não entro como antes e se entro logo saio. Nada pode ser dito que não vire discussão, algo que era usado para relaxar, está dando o efeito contrario.
    Bjs, querida!

    ResponderExcluir
  10. Elzinha! Concordo com tudo, bem isso que você descreveu ...e por isso não aguentei ficar nele !
    Nem mesmo depois como página de Blog. Definitivamente nem como blog, comecei a observar que até entre as artesãs estavam acontecendo atritos por diversas causas ...muitas brigas e tbm o assunto cópias...achei melhor ficar somente no blog, e olhe lá kkkk até o instagram me chateou.
    Bom mas vamos seguindo né...
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Ultimamente tudo vira discussão e polêmica no face. Gosto dessa rede social e de outras também, mas me reservo o direito de selecionar bastante quem aceito ou o que comento e uso pra me alegrar, pra me divertir e não pra outros fins.... Posto coisas que me alegram e não me presto a mandar "recadinhos ou alfinetadas", pra mim, irrelevantes e desapropriadas. Respeito opiniões mas me resguardo de comentar certas coisas. Às vezes apenas vejo e não curto nem comento... de vez em quando uma "limpa" é necessária! Gosto de interagir, gosto ver lindezas e fofurices, de admirar o talento das pessoas...tristezas, massacres, aberrações, bizarrices, eu deixo pra quem não vê nada de lindo na vida. Beijos Elzinha!

    ResponderExcluir
  12. Brilhante reflexão! Adorei! Fico admirada, como tu consegues expor tão bem os teus pensamentos para o papel, ops, para o teclado! rererere Vou te falar, com toda a sinceridade, não me sinto exatamente assim, como tu. Coincidentemente, ontem mesmo, minha mãe reclamou de um amigo do face e, pásmem! , do próprio neto! Excluí o amigo para ela, já o neto, ela vai ter que engolir e "dedurar" para os pais quando ele exagerar, como fez dias desses. Ela reclamou de outras pessoas também e eu disse, "mãe, rola logo, tu não precisa olhar tudo", mas ela se incomoda mesmo assim, e eu entendo ela, assim como te entendo também. Vamos convir, que ver o que tu descreveste, na primeira hora da manhã, não é nada agradável! Que cabecinha da tua amiga, heim?! O que faz uma pessoa publicar uma coisa dessas?
    Eu adoro o Face, mas dei uma freada no acesso. Só entro quando alguém menciona o meu nome, ou comenta alguma publicação minha, ou onde fui marcada. Faço parte de um grupo de animais perdidos e encontrados, e tenho compartilhado mais, os animais perdidos, pois, acho que é uma excelente ferramenta para este tipo de coisa e sei também, que muita gente deve se incomodar com isso e comentar "que saco! Esta guria só sabe publicar bicho perdido!" Pois é, é difícil agradar a todos, mas esta é a minha causa e fico imaginando o sofrimento do bicho perdido e de seus donos, e resolvi ajudar desta forma. Nunca gostei e nunca compartilhei fotos chocantes de animais maltratados, mas os bichos perdidos eu não vou deixar de compartilhar.
    Mas voltando ao incômodo que te aflige, disse que entendo, pois também me incomodo com muita coisa. E pior, está acontecendo a mesma coisa com os grupos do whats up. Grupos criados para um fim específico e sempre tem alguém para publicar sobre política ou futebol, ou outros assuntos que nada tem a ver com o grupo. Isso é muito desagradável!
    A falta de noção das pessoas é impressionante, mas para não me estressar, passo adiante o que me desagrada e sigo em frente procurando as coisas boas e agradáveis, os amigos do bem e as publicações divertidas e inteligentes.
    Eu adoro o Face, o whats, os blogs, todo o mundo virtual! Mas, infelizmente, sempre vai ter gente para estragar, usando para divulgar o mal, o que foi criado para unir as pessoas. Cabe a nós, escolher a forma como vamos usar isso, e selecionar as pessoas do nosso "convívio virtual".
    Tu me parece ser uma pessoa de muito, mas muito bom senso, e tenho certeza que vais conseguir administrar os dois lados do face. Se tá te incomodando, dá um tempo, exclui que te incomoda, oculta, sei lá, mas usa ele para o teu bem, para a tua carreira, para o teu prazer. Fica bem!

    ResponderExcluir
  13. Elzinha, claro que eu tinha que vir aqui comentar esse post! Como conversamos, é exatamente assim que me sinto também. E você não imagina como estou me sentindo bem após ter excluído minha conta lá e como meus dias tem rendido mais tempo. Inclusive, estou aqui! Porque eu não tinha mais tempo nem para entrar nos blogs de tanto tempo ocioso naquela rede social viciante e maléfica, hahaha. Ah, vc pode excluir seu perfil pessoal e criar só uma Página para divulgar seu trabalho, assim, evita ver postagens negativas na sua timeline. Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  14. Não é só você, Elzinha! Também fico incomodada ao entrar no face. Passo pouco tempo, pois não tenho muita paciência. Parei até de alimentar minha página por pura falta de vontade. Apesar de ser uma ferramenta legal para divulgar seu trabalho, tem mais negatividade que positividade. Mas, como você disse, também tento filtrar o máximo que posso. Bjs e parabéns pela reflexão.

    ResponderExcluir
  15. Ak, não fica assim, não.
    Sabe q a vida è feita de escolhas. Portanto podemos escolher nos ficar nas postagens legais, ou nas outras...
    Eu qdo vejo que são coisas q não vão me fz bem, nem leio ate o final, pois pra mim rede social e pra ser divertida!! :)
    Bj

    ResponderExcluir
  16. Ola! Sem dúvida, também levo uns sustos. O que faço? Seleciono "não quero ver isto" e estou lentamente encurtando meus "amigos" de lá.
    Seguir páginas boas, ajuda porque aparecem posts bons. "Miscelânia, Reiki, Anita Catita...)
    Bj

    ResponderExcluir
  17. Vou dizer uma coisa a você: Eu sou uma pessoa bem mais leve por não ter o face. Aliás, assim que houve o "boom" já excluí minha conta quando percebi o perfil dos que usavam a rede. Claro que há muitas coisas bacanas, mas a gente vive num mundo tão corrido que nem sempre temos tempo de sermos tão seletivos. Sem contar que tem gente que num dado momento são positivas e etc e, por sermos humanos, noutro momento, postam coisas que não gostaríamos de ver... Não sinto falta do face, mesmo gostando muito do mundo virtual. Prefiro não ter, me sinto mais feliz assim!
    E parabéns pela reflexão. Seja feliz!!!

    ResponderExcluir
  18. Sentei aqui, em um momento raro (tempo), e parei para ler seu blog. Tão gostoso seus compartilhamentos! Você é uma fofa Elzinha! Até quando defende seu ponto de vista você consegue ser delicada.
    Também ando sumida por aquelas bandas, não ando tendo tempo e nem estômago para ver certas coisas que circulam por lá. São muitos "entendedores de nada" fazendo "muito barulho". Acho tudo muito superficial! Eu cansei! As vezes, quando passo por lá, vejo sua página (essa aparece logo de cara) ou vejo algo que o Fred compartilhou comigo. Geralmente é receita. Amamos comer, amiga!
    Saudade de você! Beijão

    ResponderExcluir
  19. Oh querida, é exatamente tudo isso que falou. Esta horrivel, as pessoas nao tem mais vidas, debates e brigas com opiniões que não dá nem gosto de ler. Pessoas fazendo de tudo por uma fama... Eu particularmente agora so entro para falar com uma amiga que mora em outro país e outras 2 pessoas que são muito importantes. Tento limpar ao maximo minha "linha do tempo" deixando de seguir pessoas que compartilham bobagens.

    ResponderExcluir
  20. Elzinha, querida, não estás só! Desde as eleições fiquei assustada com as pessoas. Também não me envolvo em discussões, mas é chato elas estarem lá. Já tem algum tempo que me afastei do FB. Ainda não consegui sair totalmente, mas quase não entro e quando o faço não leio mais bobagens que me irrito. Simplesmente rolo a página e deixo pra lá. Mas ainda afeta! Me pego pensando como vc, como a pessoa tem coragem de postar isso? Enfim, minha política foi o afastamento e por enquanto tem dado certo.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  21. De arrebentar esse post! Adorei e penso como tu! Parabéns! beijinhos!

    ResponderExcluir
  22. Bom...só pra resumir, eu não aguentei tudo isso e sai! Apenas avisei e saí! Porque realmente em alguns dias a cobrança, as fotos, noticias e discussões na linha do tempo me faziam muito mal e eu não estava conseguindo me dedicar como gostaria também, para fazer algo bacana e legal.
    Entendo tudo que vc disse e realmente, para o trabalho o Face era muito interessante, mas ainda assim, prefiro hoje ficar no IG e no Blog. Fui criticada, mas estou mais leve!
    Fique bem Elza, te adoro!
    Beijos
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  23. Por isso fujo para os blogs. Pena que a maioria está sendo trancado, ou largado. Mas sei que não é fácil manter um, tentei, mas não consegui. Mas as horas que tenho, venho para os blogs, são minhas paixões. Fiz conta no face, quando a Rosana do blog CamomilaRosa e Alecrim falou que ia deixar o blog, e por amar as postagens dela, corri para lá. Sofri bastante no começo, vi coisas horríveis, discussões onde cristãos e homossexuais se gladiavam, um horror. Até que fui me adaptando. Como vc disse, é uma boa ferramenta pra quem tem um trabalho a oferecer, e qdo encontramos lindas páginas que nos inspiram. Mas é um ambiente bem difícil mesmo. Blogs como o seu e de tantas queridas, são um refúgio. Parabéns por mantê-lo.

    ResponderExcluir
  24. Oi Elza!!
    Exatamente por tudo isso que fiquei 8 meses afastada e quando voltei foi só pelo meu blog.E ainda assim aprendi a usar o "não seguir" para aliviar um pouco minha TL.
    As pessoas estão muito agressivas e isso só faz mal,fico com medo do que nos tornaremos num breve futuro...
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Faço das meninas acima minhas palavras,já me senti exatamente assim, mas fazer o que né? Filtrar e bola ára frente. Bjs menina

    ResponderExcluir
  26. Me sinto assim como voce, querida Elza. Entro no facebook para ver notícias, o que os amigos compartilham, mas acabo ficando demasiadamente desapontada. As pessoas pregam o que não são, dão opiniões onde não são chamadas e só brigam.
    Eu quase não entrava, e isso continua mais forte do que nunca.
    A vida fora dele é muito mais vivida e real.

    Adorei seu texto. Muito sincero e muito real.

    Beijo

    ResponderExcluir
  27. Amiga, acho que isso tá geral, tem muita gente pensando do mesmo jeito, eu inclusive já falei em um post sobre isso e estou pensando em falar novamente, em um post mais detalhado... Antes eu entrava no face e me divertia muito, dava muita gargalhada com o que o povo postava. Mas faz um tempo que venho percebendo algumas das coisas que você falou e mais, tem gente que te manda um convite só pra olhar tua vida, te criticar, passa por você na rua e nem fala contigo, se incomoda com tudo que você posta e as agressões, nem me fale, são tantas, foto de gente mutilada, crianças doentes, um horror... Cancelei minha conta e deletei muita coisa que tinha por lá, o problema é que agente precisa das redes sociais de alguma forma, aí fica difícil... Um xeru!

    http://pedacinhobysandra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Elza tudo bem? espero que sim. Sempre leio suas postagens,porem ando com a vida tão corrida. Elza te dizer, que me tornei tão seletiva, até mesmo em encontro de amigos. Não sei se "culpo" a idade, a maturidade que a gente vai adquirindo, e vamos escolhendo a dedo, selecionando assuntos até para o nosso bem estar. Na verdade analisando eu cansei de muitas bobagens que saem por ai, ando preferindo fazer mais o que gosto, estudar, fotografar e plantar. Até o blog eu o deixei um pouco de lado. Mas o que ficou de sincero com tudo que eu ganhei através do blog, permaneceu. E vi que, tudo que é do bem, fica. Obrigada pela a sua amizade, o seu carinho. E a gente vai desintoxicando a alma, o corpo e a mente. Agradeço sempre por ter em minha vida. Te vejo cheia de leveza e sinceridade. E assim vamos vivendo. Eu não tenho Facebook. Graças Deus. hahaha. mil beijos!

    ResponderExcluir
  29. Não é de hj q tenho tido essa mesma percepção, entao já tem uns dias que não entro mais no Face. Faz mais mal que bem e ainda tomava o tempo q poderia estar com minha familia. Super curti esse post-desabafo.bjs

    ResponderExcluir
  30. Nem tenho facebook. Quando vejo alguma coisa é no da minha filha.
    bjs

    ResponderExcluir
  31. Tenho essa mesma sensação, parece que as pessoas fazem questão de agredir, espalhar o ódio, enfim é tentar filtrar e excluir do feeds e seguir em frente.
    Bjs querida❤

    ResponderExcluir
  32. Bom dia, Elza!
    Eu tinha Orkut e nele reencontrei uma galera da época do 1º Grau e nos vemos até hoje. Demorei muito para fazer o face pq achava algo totalmente sem sentido. Meu marido tem e sempre dizia que era rápido, pois como professor, ele passava avisos e divulgações de campeonatos rapidamente. Mas nunca me atraiu. Aí ele disse que seria uma boa para eu divulgar meu trabalho, porém, não fico no face, não tenho celular de "dedinho" pra ficar rolando e sempre que estou em filas de espera e bancos, estou com um livro. Eu acho, desde sempre, que o brasileiro não tem noção do poder que tem nas mãos. Ficar debatendo, ofendendo, postando coisas horrorosas não adianta nada. Ninguém pesquisa ou lê, só sai compartilhando e infelizmente, essas pessoas dizem "se divertir". Cada um tem um partido político, uma religião, uma crença e isso não me dá o direito de ofender ninguém, mesmo que eu não concorde. Acho que a grande maioria do brasileiro não sabe usar a internet a seu favor e fica ligado só em futilidades. Poderia usar o face para acompanhar o que o político que ele votou está fazendo. Divulgar ações do bem que ocorrem o tempo todo no mundo todo, mas não... é futilidade em cima de futilidade. Sinceramente, eu uso muito pouco. Posto meus trabalhos e as causas que defendo. Se vejo algo legal quando entro, curto, mas não demoro 10 minutos por lá... não me entretém. Gosto de blogar, sinto que estou téti-a-téti com as pessoas e essa fome de seguidores, curtidas e "ser famoso" não me pegou.
    Tenho lido muitas pessoas comentando sobre isso, mas o face estava assim desde o começo e acho que muitos estão enjoando, então... Sou a favor de divulgar coisas boas, tanto que nem telejornais assisto. É uma disputa para ver quem mostra mais violência que sinceramente...

    Belo post, adorei a ilustração, pois é assim mesmo que os zumbis de hoje andam rsrs.

    Abração e ótimo dia.

    ResponderExcluir
  33. Temos opiniões iguais, as pessoas perderam um pouco da noção da realidade depois do face, eu tenho 2 face, um pessoal que uso pra família e "amigos" e o outro pro blog, e vejo que fiz a coisa certa em fazer os dois, são realidades totalmente diferentes, no pessoal vejo que as pessoas se preocupam em postar coisas perfeitas, mesmo qdo não foram tão perfeitas e indiretas, e no do blog tem sempre muita polêmica, as pessoas estão sempre prontas pra uma batalha, e realmente não refletem antes de postar algo. Estou há alguns dias sem usar nenhum dos dois, e nesse tempo estou refletindo sobre algumas mudanças que quero pra mim, e filtrar mais está entre elas.
    Boa sorte.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  34. Por essas e outras saí do facebook e se minhas contas estiverem certas, vou completar mais de um ano longe disso. Na real, recentemente ativei uma conta exclusivamente para divulgar o blog e em um único grupo de blogueiras mas, só para divulgar mesmo, porque eu compactuo do mesmo sentimento que você.
    Me cansou ver tanto ódio gratuito com gente que acha que sua versão é a unica a ser correta e aceita, as fotos desnecessárias, notícias tristes, indiretas e respostas de indiretas, aqueles que adoram expor suas vidas lindas e maravilhosas, aqueles que adoram dizer o quanto suas vidas são tristes... Essas coisas todas me encheram tanto que foi um alivio quando desativei a conta e meses depois recebi e-mail com a exclusão definitiva do meu acesso.
    Acho que, a vida não é tão ruim como pensamos, ela se molda conforme nós vivemos, o que fazermos, com quem vivemos... E eu quero minha vida repleta de coisas boas mesmo que, aconteçam coisas ruins as vezes (o que é necessário para aprender a viver, se moldar, mudar...) mas, ficar me contaminando com essas coisas do facebook não estava legal e me sinto muito bem em dizer que não uso isso hahaha :D

    ResponderExcluir
  35. Pois é. A mesma coisa vale para "blogs". Gosto de olhar 'instagrans' de casa, decoração, etc. Fico tão triste quanto entre uma ou outra foto aparece fotos falando de política, falando mal de um ou outro partido... Aí começam as brigas e opiniões contrárias. Paro de seguir na hora. O mundo já está muito estressante, não preciso me estressar com coisas que me dão alegria. As pessoas poderiam conversar , não discutir, pessoalmente. Acredito que quando uma pessoa tem opinião formada, dificilmente vai mudar, seja por orgulho, convicção, etc. Então para que usar um espaço de beleza para travar guerras?...

    ResponderExcluir