terça-feira, 4 de novembro de 2014

Strudel de Maça...

No final de semana teve receitinha inédita por aqui, Strudel de Maça. Eu experimente Strudel pela 1° vez na nossa viagem a Monte Verde no comecinho do ano. E pensei: como eu nunca tinha comido isso antes? E depois de ter devorado vários pedaços no café da manhã da Pousada, eu vim embora querendo muito fazer essa delícia em casa. Passados longos meses depois, ela saiu.

No mercado vi aquelas massas folhadas prontas e esse foi o incentivo que eu precisava, rs. Mas sabe que vi muitos vídeos legais com diversas receitas de Strudel com massa caseira? Juro que agora vou tentar outras maneiras de fazer. 



Chega de blábláblá... vamos a receita:

Ingredientes:

3 maças pequenas
3 colheres de açúcar
1 massa folhada pronta
farinha de rosca
canela em pó
1 limão

Descasque e corte as maças em fatias ou pedaços pequenos, como preferir. Num recipiente misture junto com as maças, o açucar, a canela (á gosto) e 3 colheres do suco de limão. Abra a massa, que deve estar totalmente descongelada, espalhe uma camada fina da farinha de rosca, isso vai fazer com que ele "sugue" o caldo da maça. Coloque as maças e distribua no centro de massa. Feche a massa fazendo um "envelope", pincele margarina derretida ou 1 ovo mexido por cima e é só assar por 30 minutos. Depois de pronto, polvilhe com açúcar.

Detalhe: A instrução da caixinha, pede para colocar na geladeira por 20 minutos antes do forno, mas a pessoa ansiosa como eu (!) esqueceu desse detalhe e colocou direto no forno. E deu certo! E a farinha de rosca, eu peguei a dica do Panelaterapia.
Fiz um "passo a passo" com fotos para mostrar que a receita é fácil e fica uma delícia para um café da tarde 






A Massa pronta que usei foi essa aqui ó...

Bjs

26 comentários:

  1. Delícia! Vou à procura dessa massa para fazer, com certeza! Bjs e ótima semana.

    ResponderExcluir
  2. É bom demais e aqui o maridão adooooooooooooooooora!! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Hum.. Parece que ficou uma delícia! :) Gostei muito das fotos também... beijos!

    ResponderExcluir
  4. Humm, fiquei com agua na boca.
    Beijos e uma linda semana.

    ResponderExcluir
  5. Oi Elza,

    Delicia de receita. amei!

    Bjus, Joice
    http://larnovinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Isso é muito bom!!!! Eu adoro torta de maçã! Aposto que as suas crianças gostaram também!!! Bjos

    ResponderExcluir
  7. Nossa !Que delícia ! Vou comprar essa massa folhada e tentar fazer aqui em casa.
    bjs.

    ResponderExcluir
  8. Parece ser delicioso, e não é tão difícil pelas fotos que postou, vou fazer se der certo posto!

    ResponderExcluir
  9. Uhh!!! Deve ficar uma delicia, vou tentar fazer. Obrigada pela visita em meu blog!!! Boa semana!!!

    ResponderExcluir
  10. Que gostosoooooooo! Amei, bem simples e fácil d fazer! Numa receita q vi, colocaram passas também. Nosssssa, minhas lombrigas pediram muito agora! hehehehe

    Beijão,

    Luiza Mallmann

    ResponderExcluir
  11. Deve ser uma delícia!
    Tenho várias receitas para testar nessas férias e a tua já está anotada *o*

    ResponderExcluir
  12. Faço strudel com massa fresca, fica muito fininha e deliciosa, aceito encomendas....(11) 982080619.

    ResponderExcluir
  13. Nem imaginava que fosse tão fácil de fazer. Já anotei a receita e vou tentar fazer.
    Beijos
    http://casinhadanane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ai eu amooo streudel, aqui vende no mercado de banana e de maça mas eles vem com uvas passar junto..
    Amei a receita e sim com certeza eu vou fazer pq isso é uma delíciaa!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Uma vez tentei fazer num Natal, mas não ficou lá essas coisas. Eu mesma havia feito a massa, mas agora vou seguir o teu conselho e fazer com massa pronta. Deve ficar uma delícia! E ainda vou comer tudo sozinha, já que o namorido não gosta de doces com maçã. hmmm... coisa bem boa!!! O teu strudel ficou lindo demais! Bjinho!

    ResponderExcluir
  16. Guria, meu pai tem paixão por strudel. Moro em Santa Cruz do Sul que é uma cidade de colonização alemã, nas casas de chá daqui sempre tem. Aqui acompanham um chantili bem molinho, fica uma delicia!

    Vou passar para o pai a receita.

    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Tempos atrás tinha encontrado seu blog. Deixei alguns comentários, mas depois o perdi.
    Que bom que encontrei novamente. =]

    E que receita que parece deliciosa!

    ResponderExcluir
  18. Elza, esta simplesmente divino seu passoa passo, eu tb pulo etapas, ainda bem que dá certo né.

    cada dia mais encantada com suas fotos, dignas de revista cara de blog gringo kkk.

    bjs há vou procurar massa folhada pois eu amo receitas simples e com maça então!

    ResponderExcluir
  19. Adoro muito Elzinha mas nunca fiz em casa!!
    Vou anotar essa dica!!
    Beijokas querida!!
    Cris

    ResponderExcluir
  20. Elza é bom demais né!? Eu adoro!!!!
    Bjs e bom final de semana!
    Mel

    ResponderExcluir
  21. Adorei a dica Elza...nunca comprei a massa, mas agora vou comprar e fazer esta delícia! As fotos ficaram de dar água na boca!!!
    Beijos!!!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  22. Já salvei a receita. E assim que eu gosto, prática. Gosto mais ainda quando se mostra a marca da massa usada! Tem pessoas que não quer fazer propaganda de graça. Desnecessário isso. Se é pra passar que seja tudo rsrs

    bjs

    ResponderExcluir
  23. Ai tem como não ficar com água na boca com essa delícia!

    ResponderExcluir
  24. Elza boa madrugada aqui de Lisboa, menina está um frio que só penso no calorzinho que deve estar por aí, oh inveja (boa)...
    Agora vamos ao seu strudel, não vale o trabalho que dá fazer massa folhada compre essa ou outra que considere de boa qualidade, atenção ... não se engane e nunca faça com essa massa mas fimo que é aquela que fica super fininha , delicia para outros quitutes, mas não para nosso strudel, agora vou-lhe dizer como faço o recheio 3 maçãs pequenas da qualidade que mais gostar, q.b. de canela , açúcar de preferência mascavo (ou mascavado) e 2/3 colheres de limão, e 250 grs. de uva passa daquela douradinha que é a que não tem sementes, agora está aí a diferença junte todo o recheio e coloque num tachinho, leve a lume brando até a maçã ficar desfeita, cuidado para não pegar, quando estiver bem cozidinha tire do lume e com um garfo esmague não ponha varinha mágica , de contrário vai ficar uma papa, e nós queremos sentir o recheio, pode fazer isso dentro do tachinho, agora reserve e deixe ficar bem frio. Pega na massa folhada abre em cima da pedra da cozinha abre com cuidado para não partir, com uma colher de pau, ou a que usou para mexer o recheio peque no dito recheio e coloque no centro da massa, agora faça um envelope de maneira a que o recheio não saia, pegue com cuidado e coloque ou numa assadeira no forno do fogão já previamente aquecido (lento) e agora uma graça com um garfo faça um riscos no envelope e bata uma gema e com um pincel de cozinha pincele a massa. Vai ver quando tirar do forno como essa dica valeu ficou com aquela corzinha deliciosa, deixe assar (não sei o tempo mas +- 15 minutos e depois abra o forno veja se já está bem douradinha, atenção nem deixe queimar nem a tire sem estar estaladiça) está pronta pegue com uma espátula e coloque-a num prato onde pomos as tortas. Sirva ou morna ou fria (nunca quente porque o pessoal pode queimar-se). Prepare-se para os elogios e para o cheirinho maravilhoso que vai ficar sua cozinha e sua casa (cheirinho de comida de mãe). Espero que goste. Só leva mesmo os ingredientes que lhe disse não põe farinha de rosca pois o recheio já está cozido e não deita liquido. Bom apetite.
    Sou portuguesa mas nasci em Angola sei bem como é vosso calor. Se não falarmos antes desejo-lhe e a todos os seus queridos um Santo Natal e que o Ano Novo venha repleto de saúde e tudo de bom. Beijos Júlia

    ResponderExcluir