segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Preparando o filhote n°1...

Com a proximidade do parto é inevitável não pensar nas mudanças que estão prestes a acontecer. Quando chega um bebê em casa, a rotina muda e a vida muda também. Com um 2° bebê a mudança começa tudo de novo. A nossa maior preocupação é com o Arthur, em como ele vai reagir e se comportar. Ele é literalmente o "rei" absoluto da casa. Tem suas rotinas, suas manias e ainda vai fazer só 3 aninhos.
O que nos conforta é que ele é uma criança super esperta e bem resolvida, sempre foi independente, andou sozinho, aqui não teve andador, foi na "raça" mesmo esse processo. Sempre comeu sozinho (com suas próprias mãos) e é a única criança que eu conheço que durante a madrugada, no escuro, vai sozinho ao banheiro fazer xixi e volta a dormir! Ele não me dá trabalho nenhum, porém é genioso, agitado e tem uma teimosia muitas vezes irritante, quase que herdada do meu pai. E suas "birras" são um teste à qualquer paciência. Fora isso... é um anjinho, rs.

Arthur ainda não demonstrou ciúme do novo bebê, talvez não esteja entendendo o que está para acontecer, porém já sabe que tem um bebê na minha barriga e está envolvido em todo o processo, ele até escolheu algumas roupinhas para o irmãozinho quando fomos á loja.
Ou quem sabe isso é um sinal de que seu jeito "descolado" de ser vai passar por essa mudança numa boa? Não sei o que o futuro próximo dirá, não sei o que pensar ou esperar, só quando o Thomas estiver aqui pra gente ver!!!

48 comentários:

  1. É Elza, eu não sou mãe ainda, mas pelo que vejo, é preocupação de toda mãe quando está pra chegar o segundo herdeiro, mas eu acredito que vc vai dominar bem esta situação com muito carinho e compreensão e paciência como vc mesma disse, bjokas e uma boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Realmente só o tempo dirá!...Rs...Terá um amigão,será o mais velho e vai se sentir o tal!Mas no começo é bem provavel que sinta um pouquinho de ciúme...É natural!

    Vc terá que se dividir em duas amiga...aff...ou melhor em 3,pois tem o maridão tb!!!...rsrsrsr

    Deus sabe o que faz! Confie!!!

    Bjs mil,

    Paulinha

    ResponderExcluir
  3. OI, queridaaaaaaaaa!!

    Essa é uma fase delicada, né Elzinha ? Eu passei por isso, e acredito que seja normal o ciúme...minha filha tinha 2 aninhos quando o Lucas nasceu e ela já nem usava fraldas...e acredita quer voltou a usar depois que ele nasceu? rsrsrsrs...mas depois passa e eles são grandes amigos! Um defende o outro!!!
    Que Deus te dê sabedoria pra lidar com essa fase e que tudo dê certo !

    Um beijão e que Deus abençoe ricamente sua semana!
    Helena
    http://diaadiacorridinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Elza, vai dar tudo certo! Ele vai até ajudar vc na hora do banho ou escolher a roupa para o irmao vestir no dia! Com os mesu 3 filhos foi assim, muito divertido!!! beijos e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  5. Oi Elza, eu tbm passei por isso, com a proximidade do parto é normal ficarmos preocupadas, mil coisas passam na nossa cabeça, mas fica tranquila que td vai dar certo.
    Ciúmes vai ter sim, é inevitável, mas com muita paciência, amor e jogo de cintura (que nós mulheres temos de sobra...rsrsrs), vc vai conseguir dar atenção p/ os dois...
    Aqui em casa qdo percebo o ciúmes no ar, chamo elas para participar, me ajudar com a Lorena, nossa....elas ficam muito felizes e se sentem super importantes...rsrsrs
    Que vc tenha uma linda semana.....Fica com Deus
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Querida, como você mesma diz o Arthur é esperto e vai saber lidar muito bem com a chegada do irmãozinho. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Elza, sem querer desanimar, mas o ciume deve vir sim, mas é totalmente natural!! Com o tempo ele vai entendendo as coisas que estao acontecendo, se for o caso, se aconselhe com quem já passou por essas situaçoes, sao as pessoas mais indicadas rssss!! Beijocasss

    ResponderExcluir
  8. Olá Elza,
    Já passei por isso duas vezes e sei como é. Nós ficamos preocupadas, inseguras de como os nossos filhotes vão se comportar com a chegada de um novo membro. Mas com o tempo, ele se acostuma e vai adorar ter uma companhia.
    Tenho uma dica que funcionou bem por aqui: Como nós ficamos quase que tempo integral com o bebê, peça para o seu marido, na medida do possível, dar maior atenção ao mais velho nesta fase. Brincar, passear, ler histórias, etc... E fazer o Arthur participar da vida do bebê, ele vai se sentir importante.
    Uma ótima semana.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Ai Elza!!!que gracinha!
    essa situação de estar esperando outro filhote deve ser maravilhoso e com certeza fica essa insegurança de sabe como o primogenito vai lidar com a chegada do irmão.
    Mas ele parece ser um anjinho e tenho certeza que vai dar tudo certo!!!

    bjao.
    Carol

    ResponderExcluir
  10. Olá Elza querida!
    Sabe, fico imaginando estas mudanças na minha vida quando eu engravidar... não vejo a hora!
    Que Deus a abençõe nesta nova fase! Creio que o Arthur irá tirar de letra e receberá o novo irmãzinho de coraçãozinho aberto!
    Beijinhos, Ana Carla

    ResponderExcluir
  11. Com certeza vai dar tudo certo, e os dois vão ser grandes amigos e companheiros!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Elza a chegada de um irmãozinho é mesmo uma surpresa, pois cada cça reage de uma forma.O essencial é que haja muita conversa e atenção aos dois filhotes, mostrando ao Arthur que ele está ganhando um irmão+amigo e não perdendo os pais rsrs
    Mas, como o Arthur é um moço esperto e compreenderá né?
    Beijocas

    ResponderExcluir
  13. Rosana Gonçalves Brito21 de fevereiro de 2011 às 14:12

    Oi Elza...
    Tudo vai dar certo, também passei por isso, hj meus filhos são moços - 23 anos meu filho, e minha filha 25...nossaaaaa, tô ficando velha..rsss!!
    Querida, tudo se encaixa, não se preocupe, vocês são pais maravilhosos!!!
    Beijos com muito carinho,

    ResponderExcluir
  14. Parece que o Arthur é descolado e vai se sair bem nessa nova fase. Eu não vejo a hora de passar por esse tipo de situação! rsrsrs Beijo.

    ResponderExcluir
  15. Oi Elza, meu pimpolho mais velho, tbém é um homenzinho (mas nunca foi ao banheiro de madrugada sozinho) só o Arthur mesmo...mas então ele me apoia em tudo, e super preocupado comigo, ficou super feliz com o irmãozinho, conseguimos com a enferemeira chefa que ele pudesse entrar e ver o irmãozinho na maternidade....Mas hj, após 3 anos, eu o sinto carente....engraçado né? talvez pq o nosso caçula me toma muito pra ele...vai ver, ainda to tentando administrar isso....mas estamos aí, para ajudar nos concelhos e falar das experiencias.

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Elzita, essa situação só vai realmente ficar clara depois que o Thomas nascer. Meu filho mais velho é 7 anos mais velho que o irmão. Era o rei do pedaço, mas como já estava com 7 qdo o irmão nasceu, entendeu melhor algumas coisas, mas não todas porque na verdade ele não gostou de perder o reinado, mas hj em dia ele com 21 e o irmão com 14 são gdes amigos, e é isso que vai acontecer aí tbem... porque vc vai certamente administrar isso mto bem, bjs.

    ResponderExcluir
  17. Oi Elza é isso que tenho medo de esperapouco pro segundo e não aproveitar a Sophia, e de esperar muito e a Sophia sofrer com a chegada do outro, ai que indecisão....rsrsrs, mais tudo passa e a melhor coisa sempre acontece.....felicidades e bjinhos.....

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Vai dar tudo certo sim!
    Ele vai até te ajudar a cuidar do irmãozinho, vc vai ver...
    Bjsss

    ResponderExcluir
  19. Vai dar tudo certo...não vai ser uma grande diferença de idade...
    Ele vai te surpreender e até tentar ajudar a tomar conta do irmão...
    Fique tranquila pois eu já passei por esta fase há vinte anos atras..rsrsrs( tenho duas meninas - uma de 22 e a outra 20 anos )
    Vão ser grandes amigos...pode ter certeza!!!

    Bjsss

    ResponderExcluir
  20. OI ELZA, REALMENTE DEVE SER UMA SITUAÇÃO DELICADA NEH! MAS NÃO HÁ AMOR Q RESOLVA ISSO. E PELO SEU OLHAR AMOR É O Q NÃO FALTA. ENTÃO COLEGA, FIQUE EM PAZ Q TUDO VAI DAR CERTO.

    BJS
    SOL

    ResponderExcluir
  21. Oi Elza!!!

    Que linda a sua foto com o filhote nº 1!!!
    Acho que ele vai ficar um pouquinho enciumado no começo, mas normal, né?! Vai ter que dividir a mamãe com o irmãozinho...Mas eles serão bem amigos, vc vai ver!!!

    Tenha uma otima semana!
    Bjos
    Juliana
    http://miscelaneadajuju.blogspot.com
    www.lasantastore.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Dona Elza Carrara, minina entendo perfeitamente o que quis dizer nesse desabafo, sinceramente, estou sem saber como te dar um conselho, nao por ser um bicho de 7 cabeças as mudanças que virao, mas pelo que vc ta dizendo fique tranquila Arthur vai ficar numa boa, vai curtir ajudar a cuidar do irmãozinho, o legal é que nessa idade que eles estão, é uma idade de surpreender os pais, vejo pelo meu TUTUI ele adora ajudar, ele quem guarda as cuequinhas dele na gaveta, os sapatos dele na sapateira, quando acaba de mamar comer ou papel de bala, ele mesmo ja leva pra pia da cozinha, um baratinho...eu penso assim ele vai curtir e vai querer te surpreender com ajudas, explore ele,vc vai ver, ele vai se sentir o irmãozao...ahahah bjo bjo RAQUEL

    ResponderExcluir
  23. Continuação...Quanto ao relogio, sim ele faz um tic tac violento, quando comprei pensei em por na minha cabeceira, mesmo sabendo que nao iria combinar muito por ser uma galinha siscando ahaha, mas sem chance se no barulho do dia ele ja era alto imagina no silencio da madrugada aahahah senhor...
    an então gostou da foto do perfil...fui eu mesma quem fiz maquiagem, nao coloquei no meu perfil mas sou maquiadora e cabeleireira "aposentada" no momento ahahaha, e a foto foi meu marido jefferson, fotografo...que bom que gostou essa foto ja tem acho que 1 ano e meio por ai...bjão

    ResponderExcluir
  24. Olá Elza

    Que barrigão...

    QUER GANHAR UMA JÓIA? FIQUE LIGADO E SAIBA COMO...

    BJOOOOOOOOOOOOO

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Olá florzinha!
    Ta linda grávida! Mais seu menino vai tirar de letra essas novas mudanças, vocÊ vai ver...beijinhos querida, fica com Deus.

    Josy

    ResponderExcluir
  26. Elzinha,

    Sei bem o quanto vc deve ficar apreensiva e ansiosa com a nova situação para o Arthur, pois quando a Gabi nasceu, a Gigi tinha 2 anos e meio, e a Gigi era como o Arthur, independente, esperta e tudo mais, mas quando a Gabi nasceu, ela sentiu sim, e começou a chupar chupeta (coisa que nuca havia feito) só pq a irmã chupava, as evzes a gabi acordava chorando, eu quando eu ia ver, via as perninhas da gabi mordidas, vc acredita? Ela acordava a irmã com mordidas...mas com o passar do tempo ela se acostumou com a irmã e hoje apesar de brigarem de vez em quando, vejo nelas uma união muito grande (até hoje as 2 dividem a mesma cama, dorme as 2 em uma cama de solteiro e não é pq não tem cama, comprei um quarto lindo para elas, mas não se acostumam a dormir sozinhas, cada uma em uma cama...rsrsrs).
    Mas deixe o Arthur te ajudar a pegar fraldas, na troca de roupas etc, assim ele se sentirá importante e não erá o irmão como ameaça.

    Bjão

    ResponderExcluir
  27. Oi Elzinha, tive tres filhos com diferença de anos cada um do outro, e para mim a grande sacada foi fazê-los participar, porque o nenem exige atençao e para eles não sentirem a minha falta colocava-os no serviço ehhe, alcança isso, ve se o nenem esta bem claro que com minha vistoria, mas eles se sentiam tao importante.. beijos e vai dar tudo certo viu? Arthur é muito amado e sabe disso.

    ResponderExcluir
  28. Olha, estou apaixonada pelo seu filho! Muito lindo ele!!! Super gato!!! Parabéns pela família...

    Ele certamente irá ter momentos de ciúme, é normal, mas nada que não vá se acostumar e adorar ter um irmão!

    ResponderExcluir
  29. Elza, aqui em casa, para evitar os ciúmes do filho mais velho, usei uma tática bem simples:
    Comprei um enfeite de quarto que seria para o meu filho mais velho dar de presente ao irmãoziho. E ele deixou guardado, esperando a hora do irmão chegar.
    Aí, quando o bebê chegou, parece até que advinhou que ganharia presente, e não é que trouxe um brinquedo que ele queria!
    Amigos na hora!
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Oi Elzinha...

    Como o Arthur é fofo.

    Com certeza ele vai ajudar vc a cuidar do Thomas!

    Bjsssssssssssssss

    ResponderExcluir
  31. Ei Elza querida!!
    Provavelmente o Arthur vai passar por uma fase de adaptação, mas logo logo vai amar ter um irmãozinho para compartilhar as brincadeiras!!!
    Mamãe e filhote muito lindos!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  32. Coisa mais fofa esse menino, Elza! Muito lindo. Fiquei impressionada com o que você falou dele, desse jeito todo independente dele. Convivo com um monte de crianças e elas não são tão "fáceis" assim. Qual é a receita? Passa pra nós!
    E o Arthur vai ficar encantado com o novo irmãozinho. Vai adorar saber que vai ter com quem brincar logo, logo. E nós queremos ver fotos, muitas fotosssss desse baby!
    Tenho verdadeira loucura por bebês!!!

    Bjão!

    ResponderExcluir
  33. Querida tudo vai dar certo !!
    quando fui pro hospital e deixei meu Arthur sozinho eu chorava...esse conflito é muito comum...mas é saudável e passa ! No começo , quem vai precisar mais de suas palavras e atenção é o Arthur . O Thomas vai precisar de cuidados e lógico muito amor ( principalmente quando o Arthur estiver na escola)rsrsrs
    é...mas, passa e logo, pode acreditar, vão estar correndo por sua linda casa e bagunçando tudo !!
    Bjks da Déia

    ResponderExcluir
  34. Tenho certeza que o carinho que ele recebe fará com que continue a se sentir o rei do pedaço. O importante é fazer com que ele participe dos cuidados com o irmão para se sentir importante e incluído na nova rotina. Você terá sebedoria para agir da maneira correta, as mães sempre sabem como conduzir uma siuação.
    Felicidades e beijinhos no reizinho!
    Lu

    ResponderExcluir
  35. Elza, qdo a Gaby nasceu, a Carol tinha 1 ano e 4 meses e adorou ter a irmã. Nunca sentiu ciúme, cuidava, protegia e era a primeira a correr qdo a bebê chorava. Seu instinto vai te guiar como agir para que os dois fiquem bem, tenha certeza disso. Bjs

    ResponderExcluir
  36. Oi Elza, só o tempo dirá ,viu? Aqui em casa a diferença é de sete anos do Thiago para Ana Carolina e, quando a Carol nasceu , Thiago teve febre, ficou com o olhar triste por uns tempos... o pediatra diagnosticou como CIUME, isso é normal...Logo passou,porém ele sempre fazia de tudo para chamar a atenção,rs.Fique tranquila que com jeitinho e carinho, tudo se ajeita.Beijinho.

    ResponderExcluir
  37. Dois meninos! Prova de paciencia. Mas com certeza vai ser uma delicia, fora que arthur vai tirar de letra.
    Parabens!
    Ale

    ResponderExcluir
  38. Vai dar tudo certo, minha sobrinha tem 5 anos ganhou um irmãozinho, ela tem momentos de ciumes sim, mas tem o maior xodo com o irmãozinho. Com carinho tudo se acerta.

    ResponderExcluir
  39. Sem querer desaminar, o ciúmes será invevitável.
    Até pelo marido rsss. A gente tem que se desdobrar para atender a todos, mas no final das contas tudo é normal, sem muito pânico ou estress.
    Afinal Arthur terá que dividir. Mas como ele é esperto e super gracioso, tirará de letra o nasimento do irmãozinho e acabará sendo seu protetor. Deixe-o ajudar sempre.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  40. Oi Elza,
    Quando o Gustavo nasceu a Melissa tinha 2 e meio, e não teve jeito regrediu bastante. Meu coração ficou apertado quando fui para a maternidade...Oque fizemos foi comprar um dvd (na época er afita K7,hehehe)do Procurando Nemo enfim e quando ela foi com o marido me buscar conheceu o irmão e de quebra ganhou do irmão um presente. Ficou super feliz.Costumo dizer que como todos irmãos eles se amam e se odeiam, no meu caso eles mais se amam, são super companheiros a Melissa é muito protetora e ele agradece e a protege quando precisa. a melhor coisa foi ter tido 2 filhos, sempre quis isto e sou muito feliz assim como vc tbém será.
    Bjs e muito obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  41. Quase que lhe garanto que se lhe explicarem bem o que vai acontecer e o que deve esperar, vai correr tudo muito bem. As crianças adaptam-se facilmente às novas situações e são por natureza meigas e amigas :-) Boa sorte!!!!

    ResponderExcluir
  42. Elzinha querida!
    Primeiro, vocês estão lindoos na foto!
    O sorriso do filhote é o seu "escrito" rs!

    Com certeza o Arthur vai entender bem a chegada do irmãozinho. Ele tem demostrado, como vc disse, ser bem resolvido. Meu irmão chegou qdo tinha esta mesma idade. Minha mãe conta que a única "birra" era querer que ela me trocasse no trocador do bebê. E é claro que eu não cabia lá, rs!

    Bjão!

    ResponderExcluir
  43. Elza, ele vai ajudar a cuidar do irmão, tem jeito disso, se vira sozinho, não é mimado, é o rei da casa , mas super independente....que barriga linda....bjks...Gil

    ResponderExcluir
  44. oi Elza

    é claro que vai ter ciúmes, mas depende de cada criança o tipo de reação, mais explicita ou mais velada, todos que tem irmãos passam por isso, chega um dia que o mais novo vai ter ciúmes do mais velho, isso é natural, e nós, mães, ficamos no meio de campo!...rsrs

    beijo
    Ju

    ResponderExcluir
  45. CERTEZA QUE VC VAI TIRAR DE LETRA DIVA!!

    SEU FILHO É UM GHATO,VOU ME CONGELAR,POSSO? KKKKKK


    bjsssss

    ResponderExcluir
  46. Oi, Elza!

    Bem, é natural que ocorra um pouquinho de ciúme, mas tudo indica que vcs não terão maiores dificuldades, daqui a pouco os dois serão uma dupla inseparável.

    Beijo,

    ResponderExcluir
  47. Oi Elza,
    Uma ótima dica é quando voltar da maternidade, dar um presente ao Arthur dizendo que foi o irmaozinho que está dando, ele irá se sentir muito feliz e honrado, sabendo que nunca foi e nem será esquecido.

    Bjux

    ResponderExcluir
  48. voçe é uma super mãe parabens p ti.

    ResponderExcluir